DestaquesMundo

Encontro da extrema-direita em Lisboa está a ser acompanhado “muito de perto” pelo SIS

O Serviço de Informações de Segurança (SIS) está a acompanhar “muito de perto” a “conferência nacionalista” que se realiza a 10 de Agosto em Lisboa e contará com representantes de partidos e movimentos europeus, disse à Lusa fonte policial.

A mesma fonte adiantou que o SIS está a fazer uma monitorização da conferência.

A Nova Ordem Social, que tem como presidente Mário Machado, vai realizar a 10 de Agosto, em Lisboa, uma “conferência nacionalista” e que contará com a presença de representantes de partidos, organizações e movimentos europeus, estando já confirmados sete oradores, segundo informações da organização.

Além de Mário Machado , a conferência vai contar com Josele Sanchez (Espanha), Adrianna Gasiorek (Polónia), Blagovest Asenov (Bulgária), Francesca Rizzi (Itália), Mattias Deyda (Alemanha), Yvan Benedetti ( França).

O local da conferência, que a Nova Ordem Social considera ser ” o maior evento nacionalista em Portugal”, ficou de ser divulgado a 01 de Agosto, mas até agora, continua no “segredo dos deuses”.

“Este evento, vai ter uma enorme projecção europeia, e como consequência, projectar ainda mais, a Nova Ordem Social”, lê-se na página da internet deste movimento, referindo-se ainda que, ” como sempre”, vão “agilizar o protocolo de segurança com a PSP”.

O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2018 refere que a extrema-direita portuguesa continuou, no ano passado “a revelar grande dinamismo na luta pela ‘reconquista’ da Europa, nomeadamente no que diz respeito ao combate à imigração ilegal, à islamização, ao multiculturalismo e ao marxismo cultural”.

Segundo o RASI, o sector identitário e neofascista destacou-se novamente em 2018 através da organização de conferências, acções de propaganda, celebrações de datas simbólicas, acções de protesto, eventos musicais e sessões de treino de artes marciais, num ” perfeito alinhamento com o modo de actuação dos seus congéneres europeus, com quem manteve contactos frequentes”.

A tendência “skinhead” neonazi esteve “menos activa), mas manteve as suas actividades tradicionais, como concertos e reuniões, além de associar pontualmente às iniciativas do movimento identitários e neofascista, indica o RASI, frisando que a extrema-direita registou “uma intensa difusão de propaganda em ambiente virtual, com o objectivo de criar condições favoráveis ao sucesso eleitoral de forças políticas nacionalistas ou populistas em 2019”.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading