DestaquesEconomia

Endiama prepara leilão para vender diamante de 114 quilates

Segundo o presidente do conselho de administração da empresa diamantífera estatal angolana, José Manuel Ganga Júnior, o leilão das “pedras especiais” vai decorrer a 31 de Janeiro, em Luanda, sendo também postos à disposição dos compradores diamantes entre os 43 e os 85 quilates.

Por seu lado, em declarações à agência Lusa, um dos administradores da Endiama, Laureano Paulo, indicou que, no leilão, estarão outras seis “pedras especiais” de 42, 46, 62, 70, 75 e 85 quilates, todas oriundas da mina do Lulo, na província da Lunda-Norte, “onde se estima que existam muitas outras iguais ou maiores”.

Segundo Ganga Júnior, tratam-se de “pedras especiais” face à “enorme qualidade que apresentam”, razão pela qual se escusou a indicar quanto se espera obter com a venda, admitindo, porém, que uma estimativa primária poderá apontar para os 16 milhões de dólares (13,9 milhões de euros).

“Mas tudo é sempre muito relativo. Não sabemos se aparecerá um xeque qualquer que decida comprar o diamante mais valioso por um preço que deixe longe todas as restantes ofertas”, brincou.

Ganga Júnior não adiantou mais pormenores sobre o leilão de 31 deste mês, indicando que, dentro de alguns dias , a Endiama irá avançar com mais informações e garantindo que as sete “pedras especiais” estão num local “bem seguro”.

O maior diamante encontrado em Angola, comprado em 2016 pela joalharia suíça De Grisogono, de Isabel dos Santos e Sindika Dokolo, foi transformado numa joia rara de 163,41 quilates e entretanto vendido, em leilão, pela Christie’s, por 34 milhões de dólares (29,7 milhões de euros).

O diamante, que figura entre os 30 maiores em todo o mundo, tinha originalmente 404,2 quilates e sete centímetros de comprimento, quando foi encontrado, em Fevereiro de 2016, por uma empresa mineira australiana também no campo do Lulo, na Lunda-Norte.

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading