DestaquesSociedade

Ensino superior privado em Angola à beira do colapso financeiro

A Associação de Instituições de Ensino Superior Privado Angolanas (AIESPA) alerta a comunidade e o Executivo sobre a possibilidade de as suas associadas serem obrigadas a decretar falência em breve por causa da situação financeira provocada pela crise económica em contexto de pandemia da covid-19.

Num comunicado a que a Vivências Press News teve acesso, a AIESPA adverte ainda para as pesadas consequências de eventuais encerramentos forçados pelas falências, desde logo os milhares de postos de trabalho que podem desaparecer, entre professores, pessoal administrativo e auxiliares.

Como pano de fundo para esta situação complexa que as instituições de ensino superior privadas e público-privadas estão a atravessar, conforme concluído em assembleia-geral ordinária na passada quarta-feira, 24, está a “ausência de definição de uma política de comparticipação no financiamento das instituições em questão, como decorre da legislação em vigor, o que implica que “a cobrança das fracções mensais da propina dos estudantes seja a única fonte regular do seu financiamento”.

A isto está claramente ligado o não pagamento a que se está a assistir de forma abrangente dos 60% da propina por parte dos alunos em ambiente de crise pandémica da covid-19, como estabelece o Decreto Executivo Conjunto n.º 157/20, de 22 de Abril, provocando um forte desequilíbrio na gestão destas instituições de ensino superior angolanas.

O incumprimento no pagamento da fracção de 60%, como define o decreto executivo em Abril e Maio segue-se a um mês igualmente de forte incumprimento em Março deste ano “e em anos anteriores”, como sublinha o comunicado a que tivemos acesso, o que “agravou seriamente a capacidade financeira destas instituições para fazerem face à elevada estrutura de custos”.

A par deste desequilíbrio, a AIESPA acrescenta que a situação tem tido dificuldade crescente por “razões decorrentes da actual crise económica e financeira estrangulada pela regulação do regime de preços vigiados da fracção mensal da propina por parte do Ministério das Finanças”.

A Associação lembra que os custos são referentes a todo o ano, como os salários dos funcionários e não apenas ao calendário do ano académico.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading