
Leia o comunicado na íntegra:
Na sequência da publicação de notícias sobre os produtos com datas de validade falsificadas que têm sido divulgadas na imprensa e partilhadas nas redes sociais com origem num comunicado enviado pela Associação Angolana de Direitos do Consumidor (AADIC), a Lactogal, empresa agro-alimentar portuguesa especializada em lacticínios e detentora de produtos de marcas como Mimosa, Agros, Matinal, Castelões, entre outras, vem por meio desta nota de imprensa dar resposta a esta situação e sobretudo esclarecer os seus consumidores.
A Lactogal é totalmente alheia a esta tentativa de fraude de alteração de validades dos seus produtos. A empresa produz e exporta os mesmos nas devidas condições de segurança e higiene, a partir de Portugal, não tendo qualquer tipo de estrutura em Angola. Os produtos são importados por entidades identificadas e revendidos também por superfícies comerciais de confiança, sendo que depois possivelmente revendidos de forma informal e, portanto, completamente fora do controlo da empresa.
O produto que aparentemente terá sofrido a tentativa de fraude (pelas imagens das notícias partilhadas pela imprensa), é Leite com Chocolate 200ml Mimosa, não devendo ser considerado todo o Leite Mimosa (tal como, por exemplo, Leite UHT Magro, Meio-gordo ou Gordo). Este facto é importantíssimo, pois estamos a falar de consumidores que confiam nestas marcas e que não devem ficar alertados de maneira incorrecta. Como tal, qualquer medida que se relacione com apreensão de forma generalista e massiva de produtos da marca Mimosa deve ser evitada, pois não existe justificação para tal.
A Lactogal está neste momento a entrar em contacto com a Associação Angolana de Direitos do Consumidor (AADIC) e com o Ministério do Comércio de forma a disponibilizar-se para esclarecer qualquer ponto e contribuir na investigação, nomeadamente com informações como os revendedores da marca, pontos de venda e grossistas para onde foi vendido o produto, juntamente com as datas de validade devidas, para que se possa chegar rapidamente à origem do crime e se possa minimizar o prejuízo ao consumidor.
É também desejo da Lactogal que os consumidores de produtos da marca Mimosa estejam atentos e consigam perceber a diferença entre um produto que foi defraudado e o que não foi, pois o consumidor e a sua saúde são o factor de maior preocupação para a marca.