DestaquesMundo

Espanha/Eleições: PSOE vence sem maioria e extrema-direita entra no parlamento

Este escrutínio, no qual foram já apurados 99,99% dos votos, ficou marcado pela entrada, pela primeira vez desde o fim da ditadura, da extrema-direita no parlamento espanhol.

O PSOE foi o partido mais votado nas legislativas espanholas, ao conquistar 28,68% dos votos e 122 deputados.

A nove lugares do PP, o terceiro partido mais votado foi o Cidadãos (15,86%), que elegeu 57 deputados, mais 25 do que na legislatura anterior.

O Unidos Podemos (extrema-direita) é a quarta força no parlamento espanhol, ao eleger 42 deputados, enquanto o partido de extrema-direita Vox, com 10,26% dos votos, elegeu 24 deputados.

O conjunto dos partidos da direita espanhola falharam o objectivo de obter, em conjunto, a maioria absoluta no parlamento e formar Governo, apesar da grande subida da votação no Vox.

Os três partidos do bloco de direita, PP, Cidadãos (direita liberal) e Vox, conseguiram reunir um total de 147 deputados, um número aquém dos 176 necessários para ter a maioria absoluta do Congresso dos Deputados, que tem um total de 350 membros.

Até há poucos anos, o PP alternava com o PSOE na chefia do Governo de Espanha, mas o aparecimento do Cidadãos e a fuga de membros para formar o Vox teve como consequência a descida do partido na preferência dos espanhóis.

“O futuro venceu e o passado perdeu”, disse Pedro Sanchez, no discurso de vitória perante os cerca de mil apoiantes que se concentraram no domingo à noite, na sede do partido, em Madrid.

O primeiro-ministro espanhol garantiu ainda que não vai negociar a formação de um executivo com o Cidadãos, apesar de admitir governar com todos, no âmbito da Constituição.

“A partir das nossas ideias de esquerda e da nossa posição progressista, vamos estender a mão a todas as formações políticas dentro da Constituição, para governar contra as desigualdades sociais, em concórdia e com limpeza democrática”, comentou , afirmando que o respeito pela lei fundamental espanhola é “a única condição”.

Num discurso proferido ao mesmo tempo que Sanchez, o líder dos Cidadãos, Albert Rivera, opinou na noite eleitoral de domingo que o PSOE vai governar Espanha com a coligação Unidos Podemos e com os nacionalistas, o que considerou uma “má notícia”.

Rivera disse também que a “boa notícia” é que o seu partido fará uma oposição leal à Constituição e acabará a governar o país.

O presidente do Vox, Santiago Abascal, classificou como um “verdadeiro milagre” o forte crescimento do partido. “Isto é só o princípio, o Vox veio para ficar”, afirmou.

A participação nas eleições legislativas antecipadas de Espanha foi de 75,79%, mais 9,3 pontos percentuais do que a registada no escrutínio de 2016.

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading