ComunidadesDestaques

Espanha: Justiça acusa 27 pessoas de pagamento de comissões ilegais

A justiça espanhola acusou 27 pessoas pelo alegado desvio de 41 milhões de euros em comissões ilegais para pagar contratos de fornecimento ao Governo de Angola, como a entrega de armas à Polícia desse país.
O magistrado da Audiencia Nacional José de la Mata considera que há indícios suficientes para se passar à fase de julgamento dos 27 imputados e três empresas envolvidas no caso de corrupção: Defex, Comercial Cueto 92 e Global Reach.

Na resolução com data de 13 de julho último e enviada hoje pelo tribunal à agência Lusa, o juiz também avança que a decisão “não se dirige, neste momento”, contra o luso-angolano Guilherme Augusto de Oliveira Taveira Pinto, porque este se encontra “fugido à ação da justiça”, já tendo sido pedida a sua prisão preventiva e emitido um pedido de busca e captura nacional e internacional.

De la Mata atribuiu aos imputados os crimes de corrupção em transações internacionais contra autoridade tributária espanhola, apropriação indevida, desfalque, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e organização ilegal, em ligação com o desvio e apropriação de Fundos da Defex em contratos de fornecimento de material de polícia para Angola.

O tribunal espanhol que trata dos casos mais graves de corrupção investigou os contratos assinados em 12 de junho de 2008 entre a Defex e a Polícia Nacional angolana para o fornecimento de 152 milhões de euros de em que o custo de execução foi de 59 milhões e o benefício obtido de quase 94 milhões.

O juiz conclui que os acusados destinaram às empresas apenas uma parte do lucro e o resto a pagar comissões a autoridades e funcionários angolanos, assim como para benefício próprio, utilizando uma estrutura complexa de empresas fantasmas.

Guilherme Pinto é uma figura central no desenho de todo o esquema, fazendo a ponte com as autoridades angolanas e a gestão dos pagamentos ilícitos.

O luso-angolano, que tem como última morada conhecida em Portugal a Rua João de Lisboa em Linda-a-Velha, mas está a viver atualmente em Luanda, desde há anos “facilita”, através dos seus conhecimentos, em Luanda, uma série de negócios entre empresas espanholas e angolanas.

O juiz também relata a participação do Deutsche Bank, CaixaBank e BNP Paribas no pagamento do crime de branqueamento, em transferências para o Luxemburgo e Angola, a partir de várias contas.

O magistrado observa que, só em presentes de cabazes de Natal, entre 2008 e 2012, a empresa Imperial Gourmet, propriedade de um dos investigados, teria cobrado à Defex 2,5 milhões euros.

Também relata que era uma prática habitual, por parte da Comercial Cueto, o pagamento de viagens privadas de diferentes personalidades angolanas, incluindo o seu alojamento.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading