ComunidadesDestaques

EUA querem reforçar relação comercial com África para travar avanço russo e chinês

A administração dos Estados Unidos da América declarou esta quinta-feira que pretende reforçar as relações comerciais com países africanos para garantir a salvaguarda da independência económica destes e contrariar as tendências de domínio económico da China e da Rússia.

O Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, apresentou esta quinta-feira, em Washington, uma nova estratégia da administração do Presidente Donald Trump para as relações externas com os países africanos, durante a qual criticou as tendências da Rússia e da China no continente, falando em “acções predatórias” das duas potências, vistas como “concorrentes de grande poder”.

Para Bolton, a Rússia e a China “direccionam deliberadamente e agressivamente os seus investimentos na região para ganhar uma vantagem competitiva sobre os Estados Unidos da América”.

A China investiu 6.400 milhões de dólares em negócios localizados no continente africano em 2016 e 2017, para além de dar apoio estatal a vários projectos, usando a dívida destes países com o fim de “manter Estados em África presos às exigências e desejos de Pequim”, disse Bolton, que criticou a corrupção e falta de ética da parte dos chineses.

Acrescentou que iniciativas estratégicas, como a Nova Rota da Seda, aumentam o “domínio global da China”, que já tem demonstrado “efeitos perturbadores” em África.

De forma específica, Bolton referiu-se aos exemplos da ajuda económica chinesa à Zâmbia e ao Djibuti, que resultam em dívidas de grandes valores ( a da Zâmbia pode ascender a 10.000 milhões de dólares), que permite à China aproveitar-se das classes políticas e instalar bases militares para dificultar as missões americanas.

Segundo John Bolton, as relações comerciais entre EUA e países africanos vão garantir independência e suficiência económica aos países africanos e uma maior protecção dos interesses norte-americanos, nomeadamente na área da Segurança Nacional.

Nesse sentido, o responsável indicou a iniciativa de investimento “Prosper Africa” (África Próspera), que visa aumentar o poder económico da classe média africana, a criação de emprego e melhorar o ambiente para os negócios na região.

Os EUA vão também potenciar e alavancar o desenvolvimento em África com ferramentas modernas e um acesso diferenciado a financiamentos, declarou John Bolton, acrescentando que o reforço das relações comerciais dá margem aos parceiros africanos para responderem melhor a ameaças terroristas.

Fonte : Observador.

One Comment

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading