DestaquesMundo

Ex-ministro da Saúde brasileiro Nelson Teich recusa ser conselheiro do Ministério

O ex-ministro da Saúde brasileiro Nelson Teich, que renunciou ao cargo há uma semana por divergências com o Presidente Jair Bolsonaro, recusou hoje um convite para regressar ao Governo como conselheiro do Ministério.

O médico oncologista anunciou a sua decisão através das redes sociais, justificando que seria incoerente regressar ao Ministério da Saúde após ter renunciado ao cargo tão recentemente.

“Agradeço ao ministro interino Eduardo Pazuello o convite, mas seria incoerente da minha parte ter deixado o cargo de ministro a semana passada e aceitar o cargo de conselheiro uma semana depois”, escreveu Teich no Twitter.

Numa outra mensagem, Teich referiu que o seu objectivo enquanto ministro tinha sido criar um modelo mais técnico de gestão que permitisse aumentar a eficiência do sistema de saúde.

“Ser mais técnico não significa ter uma conduta médica mais técnica. Isso seria tratar o problema de uma maneira simplista. Uma conduta técnica do sistema de saúde significa uma gestão onde a estratégia, planificação, metas e acções estão baseadas em informações amplas e precisas, acompanhadas continuadamente por indicadores”, escreveu.

Teich foi nomeado ministro da Saúde por Bolsonaro a 17 de Abril depois de este ter destituído Luiz Henrique Mandetta, um firme defensor dos períodos de quarentena em época de pandemia por covid-19, medida que não agrada ao Presidente brasileiro.

O Brasil contabiliza mais de 21.000 mortos e mais de 330.800 contaminados, sendo o segundo país no mundo com mais infecções, atrás dos Estados Unidos (mais de 1,6 milhões de casos).

Fonte: Interlusófona

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading