DestaquesPolítica

Executivo ajusta regras de execução do OGE 2020

O Executivo angolano ajustou esta sexta-feira as regras para a programação e a execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2020, documento que prevê as receitas e as despesas anuais do Estado.

Aprovado hoje em Conselho de Ministros, o diploma estabelece regras alinhadas ao actual contexto macroeconómico, dominado pela baixa do preço do petróleo, principal produto de exportação do País, no mercado internacional.

Segundo o comunicado final da sessão, a medida tem como objectivo melhorar a qualidade e dinamizar o processo que torna acessível o dinheiro às unidades orçamentais e aos órgãos dependentes. A ideia é assegurar a manutenção dos serviços e, assim, satisfazer as necessidades públicas.

Orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, a reunião apreciou, também no segmento económico, o relatório de execução do OGE referente ao 4.º trimestre de 2019, documento que segue para a Assembleia Nacional.

No relatório são destacados dados e registos sobre a execução do OGE revisto, reflectidos no balanço orçamental, financeiro, patrimonial e na demonstração das variações patrimoniais.

O comunicado do órgão colegial do Presidente da República sublinha que, ao longo do período em referência (4.º trimestre de 2019), o preço médio do barril de petróleo situou-se em cerca de 62 doláres norte-americanos (USD), 12% acima do preço médio de 55 dólares previsto na revisão do OGE de 2019, e a produção registou 124 milhões de barris.

No mesmo trimestre de 2019, a taxa de câmbio média do Kwanza face à taxa de câmbio de referência e a do mercado informal, passou de 150,62% para 22,97%.

Tal resultado é uma consequência da alteração, pelo Banco Nacional de Angola, do regime cambial, por bandas, para o regime cambial flutuante, em que a taxa de câmbio é definida livremente pelo mercado.

No mesmo período, a moeda da União Europeia, o Euro, foi comercializada em média a 545,18 Kwanzas.

Fonte: Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading