Exonerado inspector-geral do MIREX

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, exonerou o inspector-geral do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), embaixador António Luís de Sousa Lima Viegas, incumbido no ano passado de liderar “duas inspecções profundas e rigorosas” na instituição.

A informação consta de uma nota de imprensa divulgada esta terça-feira, 13 de Novembro.

O comunicado não adianta os motivos da exoneração de António Luís de Sousa Viegas, que como responsável da Inspecção-Geral do MIREX liderou a “instrução de duas inspecções profundas e rigorosas” ao Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares (ICAESC) e à Direcção dos Recursos Humanos do mesmo ministério, ordenadas há cerca de um ano pelo titular da pasta .

António Luís de Lima Viegas será substituído no cargo por Mateus Barros José, antigo Director da Direcção dos Recursos Humanos do MIREX, promovido no ano passado a embaixador do quadro da carreira diplomática.

Entretanto em declarações que circulam nas redes sociais, António de Sousa Lima Viegas, confirma a sua exoneração, mas alega que terá sido “pelos pronunciamentos feitos no Dia do Diplomata, face às graves injustiças que se estão a assistir no MIREX”.

Na mesma publicação, o também presidente da Associação dos Diplomatas Angolanos (ADA), promete fazer sair nos próximos dias, dois comunicados que ” retratam toda a situação que se vive no MIREX”.

 

NOTA À IMPRENSA 13.11.2018

Deixe o seu comentário