Notícias

Festival de fado em Angola alarga-se de Luanda para Benguela

O primeiro dia de festival, organizado pelo Caixa Angola, decorre na quinta-feira, no Cine Atlântico, em Luanda, com a presença dos portugueses Camané, Katia Guerreiro, Filipa Cardoso, Maria Ana Bobone, José Gonçalez e Marco Rodrigues.

Tal como em anos anteriores, o Festival Caixa Luanda, que pretende fazer a celebração do Fado enquanto Património Imaterial da Humanidade e da cultura de Portugal, contará no palco com artistas angolanas, casos de Ary e Anabela Aya.

Em 2017, o evento alarga-se, com a realização do primeiro Festival de Fado Caixa Benguela, com o mesmo elenco a atuar no sábado no histórico Cine Kalunga, naquela cidade.

No passado, atuaram no festival nomes como Ana Moura, Gisela João e Raquel Tavares, entre outros.

Nos palcos das duas cidades, Camané apresenta o recém-editado “Camané canta Marceneiro”, de homenagem a Alfredo Marceneiro, que contou com direção e arranjos de José Mário Branco.

Por seu lado, Katia Guerreiro dá, em Luanda e Benguela, continuidade à digressão internacional que, até ao final do ano, ainda a levará a palcos em Sartrouville, França, e em Sevilha, Espanha.

A nova designação do banco Caixa Angola foi apresentada a 10 de dezembro de 2015, aquando da primeira edição do Festival Caixa Luanda, mudanças ocorridas depois da saída do grupo espanhol Santander da estrutura acionista.

O Banco Santander Totta e a Santotta – Internacional SGPS anunciaram a 08 de julho de 2015 a venda da sua participação de 49% no capital social da PartAng SGPS à Caixa Geral de Depósitos, passando o banco público português a deter a totalidade do capital daquela sociedade e por sua vez 51% do capital social do agora designado Banco Caixa Geral Angola.

Além da holding PartAng (51%), a estrutura acionista do banco, que opera em Angola desde 2009, é detida pela petrolífera estatal angolana Sonangol (25%), e pelos empresários Jaime Freitas (12%) e António Mosquito (12%).

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading