Cronistas

Filosofia africana, desenvolvimento, islamismo

O professor universitário  jubilado Adelino Torres, que participou na luta anticolonial e tem numerosos estudos  e livros editados, nomeadamente sobre Angola, publicou agora o livro intitulado VOZES DO SUL NO MUNDO GLOBAL, ÁFRICA, MÉDIO ORIENTE E OUTROS LUGARES… A obra está dividida em três capítulos: Islamismo Político e modernidade; o apocalipse da razão; Filosofia africana e desenvolvimento.

 

No primeiro e segundo capítulos, o autor mostra como o islamismo radical se foi construindo e alastrando; analisa os poderosos tentáculos financeiros que criou e utiliza para a sua expansão, nomeadamente em África.

 

Afirmando que esse islamismo “é um pensamento totalitário de recusa do outro, obscurantista na medida em que subordina a racionalidade e o próprio procedimento empírico ao arbitrário teológico”, Adelino Torres argumenta sobre racionalismo, modernidade, globalização, apoiando-se em pensadores e dados históricos, económicos e filosóficos.

 

Adelino Torres enfatiza a distinção entre islâmico e islamista; na análise do que é o islamismo político, evoca conceitos e posturas ao longo da história de líderes e filósofos muçulmanos. Revela, com vasta informação, como o islamismo político cresceu e se expande apoiado em fluxos financeiros gerados e manejados por vários países sendo preponderante o papel da Arábia Saudita nesta expansão. Assim nos apercebemos da dimensão do islamismo político no mundo e em África, particularmente na Nigéria e países vizinhos.

 

O terceiro capítulo deste livro intitula-se “Filosofia Africana e desenvolvimento: reflexões preliminares”. Evocando N’Krumah, o autor lembra que o colonialismo “assumiu-se como portador da verdadeira civilização e negou aos colonizados uma identidade e civilizações próprias”. Debruça-se sobre a questão da filosofia em África, onde existem vários filósofos com obras publicadas e diversas correntes de pensamento.

 

O autor faz a análise da etnofilosofia, apoiando-se em parte na crítica do filósofo camaronês  Paulin Hountondji à obra de Tempels, “Philosophie Bantoue”. Desfilam perante nós os grandes nomes de filósofos africanos que, actualmente, produzem pensamento, obras e conhecimento em várias universidades de África e do mundo.

 

Adelino Torres faz, depois, uma incursão no tema desenvolvimento económico, defendendo que este não se consegue sem uma ética que o enforme, de modo que sirva a todos e não seja instrumento de profundas desigualdades e pobreza para a generalidade das populações. O trabalho dos filósofos africanos, segundo o autor, é fundamental para a formação ética das elites e para a realização do desenvolvimento sustentado em África.

 

Este livro de Adelino Torres, que tanto nos faz reflectir, contém vasta bibliografia que muito pode ajudar a quem quiser aprofundar os temas que trata.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading