DestaquesEconomia

FMI satisfeito com “negociações frutuosas” com Angola para “possível” apoio financeiro

Mário de Zamaroczy, que se encontra em Luanda pela terceira vez desde que assumiu o cargo no início do verão, falava à imprensa no final de um encontro que manteve com representantes dos líderes dos grupos parlamentares.

O responsável avançou que chegaram a acordo “em grande parte das medidas”, o FMI e o Governo de Angola, havendo ainda “pequenos pontos” por acertar.

“Eu não posso entrar em grandes detalhes neste momento, mas tenho confiança que iremos conseguir chegar a bom porto nesse acordo. As discussões estão em curso”, disse Mário de Zamaroczy.

Esta é a segunda negociação com as autoridades angolanas, desde Agosto, sobre o programa de apoio solicitado ao FMI.

“Estas negociações resultam de um pedido das autoridades possivelmente de um programa de apoio e de assistência técnica e de apoio financeiro por parte do FMI. Tivemos discussões muito frutuosas durante estas duas missões. E realizamos grandes progressos em perceber a situação económica e financeira e na identificação de medidas para fazer face aos desafios económicos e financeiros que o país atravessa”, frisou.

Segundo Mário de Zamaroczy, as discussões são focadas nas questões principais que enfrentam o programa e o país, incluindo a questão fiscal da taxa de câmbio e estrutural que o país enfrenta.

De acordo ainda com o responsável do FMI, as autoridades angolanas encontram-se já a implementar uma série de políticas e de iniciativas “muito adequadas”, salientando que houve já negociações relativamente a 2019 e que foram acordadas medidas e projecções para o próximo ano.

“Estamos bastante alinhados no que toca àquilo que tem de ser feito entre agora e até ao fim do ano, bem como para o próximo, para estabilizar a economia e relançar o crescimento”, salientou.

Sobre o encontro com os deputados angolanos, Mário de Zamaroczy considerou importante para ouvir, além do executivo, a parte do legislativo e representantes do povo .

A 25 de Setembro último, o Ministério das Finanças indicou que chegaria, no dia seguinte, uma nova missão do FMI a Angola para dar início às negociações para a aplicação do Programa de Financiamento Ampliado (EFF-Extended Fund Facility), previsto para Outubro.

No comunicado, o Ministério das Finanças referiu que a missão do FMI permaneceria até hoje no país .

As razões do adiamento do fim da missão não foram esclarecidas.

A 20 de Agosto, num comunicado, o Ministério das Finanças indicou ter solicitado ” o ajustamento do programa de apoio do FMI, adicionando-se uma componente de financiamento” na missão que a instituição financeira efectuou a Luanda entre 01 e 14 do mesmo mês .

Angola pretende obter um empréstimo de 4,5 mil milhões de dólares (3,85 milhões de euros), repartidos em três em três tranches iguais ao longo de outros tantos anos.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading