
A Assembleia Nacional aprovou esta terça-feira, dia 28, o Orçamento Geral do Estado revisto para o ano em curso, no sentido de responder à epidemia do coronavírus e minimizar o impacto na economia do País. O Orçamento rectificativo foi aprovado com os votos da maioria do MPLA enquanto a UNITA na oposição votou contra.
Com os votos a favor da maioria parlamentar do partido do Governo, o MPLA, e os votos contra do maior partido da oposição, a UNITA, o orçamento está focado na satisfação das necessidades colectivas dos cidadãos neste momento difícil de crise e a efectivação das políticas económicas estabelecidas, afirmou a ministra das Finanças Vera Daves.
O orçamento revisto foi elaborado com base no preço do petróleo de 36 dólares o barril e com uma taxa de crescimento do produto interno bruto em baixa de 3,6% no sector petrolífero e 2,1% no sector não petrolífero.
Nos últimos cinco anos, Angola tem atravessado uma grave crise económica e social resultante da baixa do preço do estado petróleo, principal produto de exportação, que agravou-se com a pandemia da covid-19.