DestaquesMundo

Franceses dão trégua temporária a Macron

Emmanuel Macron recebe hoje representantes dos sindicatos, do patronato, dos autarcas e dos partidos para encontrar respostas para a contestação social em França protagonizada pelo movimento popular dos “coletes amarelos”.

Perante o “actual momento grave que a nação vive”, o Presidente francês quer “ouvir as suas vozes e propostas com a ideia de os mobilizar para acção”, disse uma fonte do Eliseu citada pela Reuters.

Após estas consultas, às 20h, Macron fala ao país, disse o Palácio do Eliseu. Vai anunciar “medidas concretas” e “imediatas” para dar resposta a esta crise, disse a ministra do Trabalho, Muriel Pénicaud, citada pelo jornal Le Monde.

A pouco e pouco, o Chefe de Estado francês parece ceder aos protestos dos “coletes amarelos”. A promessa de se dirigir hoje ao final do dia aos franceses trouxe às ruas uma trégua temporária.

O Governo francês actualizou ontem para 325 o balanço final de feridos dos protestos de sábado por todo o país. O número é superior aos cerca de 150 feridos registados na semana passada, 30 dos quais elementos das forças de autoridade.

A revolta dos “coletes amarelos” já provocou prejuízos na ordem dos mil milhões de euros na economia francesa. O ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, fala num “golpe sério para as empresas e economia da nação”.

Governo francês responde no Twitter a Trump

Paris pediu ao Presidente norte-americano para não se intrometer na política doméstica francesa, depois de Donald Trump ter dado a sua opinião na rede social Twitter sobre a situação de violência que se vive em França.

“Digo a Donald Trump e o Presidente da República diz-lhe também: nós não participamos nos debates norte-americanos, deixem-nos viver a nossa vida”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian.

“Coletes Amarelos” e o risco de contágio

A manifestação dos “coletes amarelos” pode chegar a Portugal. Um evento criado na rede social Facebook está a convocar os utilizadores para um protesto agendado para o próximo dia 21 deste mês .

Até agora, cerca de nove mil pessoas já confirmaram presença no protesto em Lisboa.

Fonte: CM.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading