DestaquesSociedade

Fresan abrange 600 mil famílias e 60 mil mulheres

O FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola abrange cerca de 600 mil famílias, numa estimativa de 30% dos agregados familiares, nas províncias do Cunene, da Huíla e do Namibe. E deverá alcançar 60 mil mulheres com informação para a melhoria da nutrição das suas crianças e famílias.

Inserido na parceria bilateral entre Angola e a União Europeia, o Programa FRESAN, cuja apresentação pública teve lugar no passado mês de Abril na Mediateca do Lubango, tem financiamento de 65 milhões de euros pela União Europeia entre 2018 e 2024. A iniciativa conjunta com o Governo de Angola tem como objectivo reduzir a fome, a pobreza e a vulnerabilidade das comunidades nas três províncias mais afectadas pela seca no sul do país.

Nas palavras de Maria João Chipalavela, vice-governadora da província da Huíla para o sector político e social, “cada dia vamos construindo aquilo que vai sendo a realização e a implementação do Programa FRESAN. É um processo de aprendizagem, que leva a este princípio de construção conjunta”, sublinhando que “precisamos que o programa seja o passo em frente para que possamos ter maior resiliência nas nossas comunidades”.

Maria João Chipalavela, vice-governadora da Província da Huíla, durante a apresentação pública sobre o programa Fresan, ocorrida na Mediateca da Cidade do Lubango, Huíla, Angola, a 12 de Abril de 2021


Manuela Navarro, chefe de cooperação da Delegação da União Europeia em Angola, falou em seguida, frisando que o FRESAN “tem de assegurar sustentabilidade e perenidade”, enquanto dá “protagonismo às organizações não governamentais, para que no fim do programa estas assegurem a sua sustentabilidade”.

Danilo Barbero, adido da cooperação e gestor de projecto na Delegação da União Europeia em Angola, reforçou durante a sua apresentação o conceito de que o FRESAN visa fortalecer as comunidades e as instituições locais e dar respostas concretas no sentido de as populações poderem enfrentar os desafios colocados pelas alterações climáticas.

Danilo Barbero, Gestor de Projecto por parte da União Europeia, durante a apresentação pública sobre o programa Fresan

A quarta intervenção da apresentação foi feita por Helena Rial Mota, directora de comunicação e visibilidade do FRESAN – UE, que divulgou o filme institucional FRESAN, assim como as plataformas digitais do programa: o website, a página de Facebook e a newsletter trimestral FRESAN.

Sessão de perguntas e respostas após a apresentação pública sobre o programa Fresan

Patrícia Carvalho, coordenadora-geral do FRESAN no Camões, IP, apresentou com Fernando André, chefe do departamento de segurança alimentar do Ministério de Agricultura e Pescas de Angola, o inquérito que está a ser feito sobre a vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional. E Fretson Paulo, coordenador nacional responsável pela província da Huíla na FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, deu a conhecer a iniciativa das escolas de campo de agricultores (ECA), que estarão a funcionar em meados de Julho.

João Neves, gestor de projecto FRESAN no PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, falou do FRESAN como forma de “promover a mudança do cenário de catástrofe que quase se vive no Sul de Angola” e introduziu o testemunho de João Lando M’Bala, 2.º comandante provincial da Protecção Civil e Bombeiros da província da Huíla.

Nesse dia houve ainda oportunidade de receber os órgãos de comunicação social, numa acção de participação activa e interventiva de vários elementos da sociedade civil, investigadores e parceiros nos projectos inseridos no Programa FRESAN, bem como empresários.

O FRESAN é implementado em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, de Portugal; as organizações das Nações Unidas em Angola: a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, e o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; bem como o Vall d’Hebron Barcelona Hospital Campus, de Espanha. 

FRESAN em números

  • 3 províncias abrangidas pelo FRESAN: Cunene, Huíla e Namibe 
  • 6 municípios do Cunene: Cahama, Cuanhama, Curoca, Cuvelay, Namacunde, Ombadja;
    11 municípios abrangidos na Huíla: Cacula, Caluquembe, Chiange, Chibia, Chicomba, Humpata, Jamba, Kuvango, Matala, Quilengues, Quipungo (num total de 14);
    3 municípios no Namibe: Bibala, Tômbua, Virei (num total de cinco) 
  • 65 milhões de euros de financiamento pela União Europeia 
  • 2018-2024 – duração do FRESAN 
  • 9 projectos em curso nas três províncias 
  • 85% da agricultura nas áreas rurais é praticada por pequenos agricultores, com uma média de 1,5 hectares por família
  • 70% da agricultura tradicional de subsistência é levada a cabo por mulheres 
  • 600 mil famílias beneficiadas 
  • 30% estimativa dos agregados familiares beneficiários nas 3 províncias 
  • 60 mil mulheres recebem informação sobre melhor nutrição para as suas crianças e famílias 

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading