DestaquesMundo

Fundação Merck e primeira-dama de Moçambique anunciam o Prémio de Jornalismo “Fique em Casa”

A Fundação Merck marca o Dia Mundial da Saúde em conjunto com a Primeira Dama de Moçambique para aumentar a conscientização sobre o Coronavírus

A Fundação Merck (www.Merck-Foundation.com), o braço filantrópico da Merck KGaA Alemanha, com a primeira-dama de Moçambique, Isaura Ferrão Nyusi, anunciaram o convite à apresentação de candidaturas para o Prémio de Jornalismo “Fique em Casa” em Moçambique e pelo restante continente africano. O tema dos prémios é: Aumentar a consciencialização sobre como manter-se seguro, física e mentalmente saudável durante o bloqueio do Coronavírus.

A Dr.ª Rasha Kelej, CEO da Merck Foundation, explicou: “É assim que comemoramos o Dia Mundial da Saúde. O Prémio de Jornalismo ‘Fique em Casa’ incentivará os media a sensibilizar as nossas comunidades. Aumentará a consciencialização sobre o coronavírus nas nossas comunidades e contribuirá para apoiar os profissionais de saúde que estão na vanguarda da resposta à covid-19 – fornecendo tratamento e assistência de alta qualidade, que aumentará os seus grandes esforços na liderança do diálogo comunitário para resolver medos e perguntas. Os nossos corações e pensamentos estão com eles.”

“Este período conturbado devido à pandemia do coronavírus é difícil para todos – quer física quer mentalmente. Enquanto a maioria dos países está sob isolamento total ou com restrições de circulação, as pessoas não sabem como lidar com a situação. O Distanciamento Social é a nossa Responsabilidade Social e a única maneira de travar o coronavírus, no entanto, será preciso muita coragem e disciplina para praticá-lo. Cuidar bem da sua saúde mental e física é importante durante este período. Por isso, decidimos criar estes prémios para a gratificação de jornalistas que estejam a consciencializar da maneira mais eficaz e criativa sobre como manter-se seguro, física e mentalmente saudável ​​durante esta fase”, acrescentou a Dr.ª Rasha Kelej.

Os prémios estão abertos a todos os jornalistas, das plataformas online, rádio e multimédia de Moçambique e de outros países africanos de línguas portuguesa, inglesa, francesa e árabe. Os trabalhos jornalísticos mais criativos e influentes, com o objectivo de consciencializar e sensibilizar as comunidades sobre esse tópico regularmente, serão elegíveis para os prémios.

A Fundação Merck estenderá os prémios para incluir países do Médio Oriente, da América Latina e da Ásia nos próximos dias para envolver todos os jornalistas do Hemisfério Sul. 

“Como a maioria das pessoas está confinada em suas casas, elas passam muito tempo a ler e ouvir notícias em diferentes plataformas. Profissionais de media é a vossa hora de ajudarem as pessoas a cuidarem bem da sua saúde mental e física durante esses momentos conturbados, através dos vossos trabalhos criativos, informativos e motivadores. Podem orientá-los para se ajustarem à sua nova rotina e ritmo de vida”, enfatizou a Dr.ª Rasha Kelej.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading