DestaquesMundo

Fundador e CEO da Web Summit visita Cabo Verde

Paddy Cosgrave, fundador da Web Summit, estará a partir da próxima segunda-feira, 10 de fevereiro, de visita a Cabo Verde a convite do Sr. Primeiro-Ministro de Cabo Verde.  Entre outros, participa no CV Next; visita o Parque Tecnológico de Cabo Verde; participa no encontro com empreendedores nacionais e toma parte no lançamento do projeto Bolsa Cabo Verde Digital e Kode Verde/Academia de Código do Programa Cabo Verde Digital

O Governo de Cabo Verde tem feito, nomeadamente através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável – PEDS 2017/2021, um importante esforço no sentido de transformar Cabo Verde numa plataforma digital, ancorada numa visão estratégica de Hub ICT, com alicerces sólidos de conectividade; desenvolvimento de capacidades e plataforma de serviços.

É neste contexto que Cosgrave estará de visita a Cabo Verde- alinhado com a visão do Executivo, de atrair para o território nacional, personalidades do mundo ICT numa perspetiva de, entre outros, dar aos jovens talentos cabo-verdianos, a oportunidade de se relacionarem diretamente com os “game changers” do mundo tecnológico.

“Queremos que o Paddy Cosgrave venha conhecer o que estamos a fazer em Cabo Verde, que venha conhecer os nossos empreendedores de base tecnológica e a nossa ambição de ser um País que pode prestar serviços de tecnologia para todo o continente africano. A ousadia de construir um Cabo Verde Digital que quer fazer pontes entre continentes e que quer atrair talentos e empresas para que em conjunto com os jovens cabo-verdianos possam gerar ideias e concretizar soluções de futuro, no presente” afirma o Secretário de Estado da Inovação, Pedro Lopes.

A iniciativa “Cabo Verde Digital” é uma plataforma que visa reforçar a comunidade ICT e apoiar na criação do ecossistema digital através da formação e empreendedorismo tecnológico em Cabo Verde. Está enquadrado numa rede de programas como a participação de startups Cabo-Verdianas no WebSummit; o Programa Academia de Código/Kode Verde; o Programa Bolsa Cabo Verde Digital, entre outros que serão apresentados no decorrer do ano.  

No dia 10 Fevereiro, no período da tarde na Ilha de Santiago, será feito um showcase de jovens empreendedores cabo-verdianos, o evento contará com a presença do Sr. Vice Primeiro Ministro, Sr. Secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional e Paddy Cosgrave, que testemunharão a assinatura do protocolo “Bolsa CVD” entre o Fundo de Promoção do Emprego e da Formação e as instituições que darão o suporte técnico e institucional ao projeto (CVTelecom, Unitel, NOSi, Pró Empresa, UniCV, UniPiaget, Universidade de Santiago e UniMindelo).

Já, no dia 12 de fevereiro da parte da tarde, acontece o CV Next na Ilha do Sal com as presenças do Sr. Primeiro-Ministro e Paddy Cosgrave.

Paddy Cosgrave é um empreendedor irlandês e um dos nomes mais influentes do mundo no que toca a tecnologia, fundador do WebSummit mas também responsável pelos eventos F.ounders (evento fechado para convidados que congrega apenas os donos das mega-empresas de tecnologia globais), RISE (possivelmente o maior evento de tecnologia da Ásia, realizado em Hong Kong), Collision (evento para empreendedores, investidores e startups que se realiza em Toronto para mais de 30.000 pessoas), SURGE (evento realizado em Bangalore,India e focado em investidores) e MoneyConf (voltado para o mundo do dinheiro: bancos, instituições financeiras, investidores e fintechs).  

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading