DestaquesMundo

Fundo de protecção ao emprego beneficia empresas cabo-verdianas nos Estados Unidos

O cônsul-geral de Cabo Verde em Boston revelou que muitas pequenas empresas de cabo-verdianos nos EUA beneficiam do fundo de protecção ao emprego, mediante a candidatura aprovada junto do Tesouro, o que permite assegurar o salário dos trabalhadores.

em entrevista à Inforpress, Hermínio Moniz disse considerar tratar-se de uma iniciativa proveniente de um conjunto de políticas adoptadas pelo governo norte-americano para fazer face à crise da pandemia de covid-19, integradas no âmbito das políticas de calamidades económicas.

Isto surge no quadro das alternativas para mitigar o impacto económico, numa altura que se regista o enceramento das fábricas e empresas devido à pandemia do novo coronavírus, covid-19.

“Não têm um impacto de crescimento económico evidente, mas têm um impacto, sobretudo, de evitar que a crise tenha um efeito muito mais forte e duradouro na economia. Infelizmente a realidade é essa e os Estados Unidos ainda para voltar a atingir o nível do crescimento vai levar algum tempo”, asseverou.

Em relação aos emigrantes cabo-verdiano sem documentos, o cônsul admite que a realidade é bem mais difícil e que a situação deixa o consulado numa situação nada confortável, pelo que os cabo-verdianos em situação de vulnerabilidade económica ficam mais fragilizados porque o estado de Massachusetts não tem um programa para ilegalizados.

Sobre este assunto, a solução para a comunidade cabo-verdiana, no estado de Massachusetts, passa por acções implementadas por um conjunto de instituições de solidariedade de natureza filantrópica, que oferecem cestas básicas para suprir as necessidades de alimentação mais imediatas.

Nesta situação extrema, o diplomata assegurou que todos os estados dispõem de instituições contempladas com fundos estatais, precisamente, para apoiar as pessoas em situação difícil, bem como outras iniciativas promovidas pelas comunidades cabo-verdianas que visam a angariação de uma conta para arrecadação de fundos através das associações.

Estas associações têm a missão de proceder à colecta, seja através de géneros alimentícios, ou de uma ajuda em espécie, de modo que o processo transparente chegue aos agregados familiares que passam por dificuldades de sobrevivência.

Segundo as previsões do banco central americano, o diplomata refere que a pandemia vai ter um impacto muito forte e que vai perdurar por algum tempo, para considerar que do ponto de vista do desemprego e da economia  é comparada à Grande Depressão originada pela crise de 1929.

Hermínio Moniz acredita, contudo, que tendo o país com uma economia muito forte e políticas viradas para colmatar o desemprego, faz com que os lesados recebam do Tesouro americano um cheque-estímulo.

O cônsul-geral de Cabo Verde em Boston sintetizou que esta pandemia está a ter um impacto tão forte na economia que o Congresso norte-americano aprovou um pacote de 487 mil milhões de dólares quando já tinha autorizado um outro de 300 milhões para as pequenas empresas, no quadro da protecção ao emprego.

Fonte: Euronews

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading