DesportoDestaques

Gianni Infantino mostra confiança em Angola e diz que “corrupção nunca mais”

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, afirmou-se esta quinta-feira confiante em Angola, considerando que a situação da Federação Angolana de Futebol (FAF) está “sólida” e apelou à luta contra a corrupção.

“Já temos umas boas bases”, disse Gianni Infantino aos jornalistas, depois de anunciar que a FIFA vai investir seis milhões de dólares no futebol angolano, à saída de uma audiência com o Presidente da República de Angola, João Lourenço.

O responsável da organização frisou que “a situação da FAF está sólida e foi esclarecida depois dos problemas do passado”.

Segundo Gianni Infantino, a comissão de auditoria e ‘compliance’ da FIFA aprovou a situação da Federação Angolana de Futebol, após concluir em outubro um processo de auditoria ao passivo e atividades da Federação.

“Tudo está pronto, tudo está perfeito agora. Vamos investir cinco vezes mais na Federação. No passado, a Federação recebia um milhão ou um milhão e meio, agora vai receber seis”, declarou, ressalvando que não se trata apenas de “distribuição do dinheiro”, e sim de “investimento em projetos concretos”.

Os detalhes sobre o destino a dar a estas verbas vão ser definidos no decurso das próximas semanas, mas Infantino garante que o objetivo “trabalhar duro, de maneira honesta e transparente”, o que representa também as mudanças na FIFA

“A FIFA também se encontrou numa situação terrível, três ou quatro anos, e a Federação foi uma situação muito similar”, acrescentando: “Isso é muito importante e é o que estamos a fazer. Temos de enviar uma mensagem muito clara: na FIFA, como no futebol mundial, como também em Angola, [corrupção] nunca mais. Não queremos voltar ao que vivemos no passado”.

Gianni Infantino salientou ainda que “a situação financeira tem de ser sólida” e “as contas têm de ser transparentes”, o que acontece atualmente.

“Isso dá-nos confiança e, por isso a FIFA está aqui [em Angola]”, vincou.

A visita do presidente da FIFA enquadra-se num périplo a África, que inclui Moçambique, Madagáscar, Malaui, Lesoto e República Democrática do Congo.

O programa da visita a Angola inclui uma visita aos Campos de São Paulo, em Luanda, à sede social da Federação Angolana de Futebol (FAF), e encontros com os dirigentes da FAF e com o governador provincial de Luanda, Luther Rescova.

Da delegação da FIFA fazem parte a secretária-geral da organização, Fatma Samoura, o presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Ahmad Ahmad, uma ‘lenda’ do futebol, o camaronês, Samuel Eto’o, bem como o presidente da Fundação FIFA, o ex-futebolista francês Youri Djorkaeff.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading