DestaquesEconomia

Governador do BNA admite que Angola ainda tem muitos desafios

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA) admitiu esta quarta-feira que Angola ainda está a sofrer os efeitos da crise económica de 2008, “a pior desde 1929”, pelo que o país ainda tem muitos desafios pela frente.

Segundo uma nota divulgada quarta-feira pelo BNA, José de Lima Massano discursava na abertura do IV Encontro de Auditoria, Gestão de Risco e Compliance dos Bancos Centrais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que reúne, no Lubango, província da Huila, responsáveis do sector.

De acordo com Lima Massano, o BNA tem vindo, nos últimos anos, a reforçar o quadro regulamentar com o objectivo de instituir a implementação de modelos adequados de governação corporativa e controlo interno nas instituições financeiras sob a sua supervisão, através da publicação de regulamentação.

Ao mesmo tempo, tem vindo também a alterar o seu próprio modelo de governação e de controlo interno, para melhor responder aos desafios colocados pelo sector, acrescentou.

“É necessário reconhecer que , independentemente dos níveis diferentes de desenvolvimento, o sector financeiro, na sua generalidade, continua a apresentar muitos desafios, exigindo da parte dos reguladores e supervisores uma atenção mais permanente e concentrada, de forma a manter a regulamentação sobre a governação corporativa e controlo interno actualizada e relevante, assegurando a resiliência do sector e o apoio esperado à dinâmica de desenvolvimento das economias”, admitiu.

Para Lima Massano, na actual conjuntura de “mudanças e desafios constantes e de exigências cada vez maiores”, a reunião de instituições de realidades e com experiências diversas torna a discussão dos temas inscritos no programa do encontro “uma mais-valia” para todos os participantes.

“Há dez anos, o mundo viveu a maior crise financeira e económica desde 1929, que teve enormes consequências no plano económico e social, cujos efeitos ainda hoje se fazem sentir”, afirmou.

“A crise veio expor, de forma clara, os riscos a que estão sujeitas às instituições financeiras e as consequências de uma gestão inadequada desses riscos para o sistema financeiro e para a actividade económica em geral, evidenciando a necessidade de reforço dos modelos de governação corporativa e controlo interno”, acrescentou.

Lima Massano realçou que os vários países da CPLP viveram a crise financeira de forma diferente, tendo em conta que as realidades e desafios dos sistemas financeiros de cada país “são diversos”, bem como o ritmo das mudanças regulatórias.

“Assim, o caminho a seguir para criar um sistema financeiro mais robusto e resistente e evitar a repetição da crise financeira de 2008 e as suas consequências está, em traços gerais, melhor definido”, defendeu.

O encontro, com duração de dois dias, junta o BNA, delegados dos bancos centrais dos países de língua portuguesa, e representantes da associação angolana de bancos, de bancos comerciais do sistema financeiro nacional e do instituto angolano de auditoria interna,

No encontro, serão abordados, entre outros, temas como “O valor estratégico da auditoria”, “Independência e objectividade da auditoria interna”, “Gestão de riscos e compliance” e “Branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo”.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading