Destaques

Governo angolano gasta anualmente 4 milhões de euros com doentes no estrangeiro

O Governo angolano gasta anualmente mais de quatro milhões de euros para a evacuação e tratamento de doentes com diversas patologias no exterior do país, deu a conhecer, a ministra da Saúde, Silvia Paula Lutucuta.

A governante que falava sábado no final de uma visita de dois dias à província do Cuando-Cubango, disse que a evacuação de doentes ao exterior do país tem um preço muito elevado para os cofres do Estado, além de criar constrangimentos ao Orçamento Geral do Estado (OGE).

Reconheceu que caso o país tivesse unidades hospitalares e especialistas à altura, os recursos financeiros gastos com a evacuação de doentes seriam canalizados para outros projectos essenciais para o bem-estar social da população.

“Por exemplo, a evacuação de um paciente para tratamento médico em ortopedia custa, em média, cerca de 15 mil euros em alguns países europeus, daí a necessidade de criamos condições a nível interno para se inverter o quadro que considero bastante preocupante”, precisou .

Mas ainda assim, a ministra da Saúde está optimista quanto ao futuro, justificando que estão a ser implementadas novas medidas que passam pelo reforço da construção de mais hospitais devidamente apetrechados com equipamentos modernos e a admissão de quadros altamente qualificados.

O Sector de Saúde da Embaixada de Angola em Portugal controla 225 doentes, dos quais 100 fazem hemodiálise e outros sofreram transplantes.

A dívida do Sector de Saúde junto das autoridades portuguesas está calculada em mais de 5 milhões de euros.

Fonte: Jornal de Angola .

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading