DestaquesEconomia

Governo angolano prevê investir mais de 12 800 milhões de euros em água e energia até 2022

O Governo angolano anunciou que, até 2022, vai investir 15000 milhões de dólares (12820 milhões de euros) em projetos de ampliação do sistema de energia elétrica e expansão do acesso a água potável.

O Governo angolano anunciou que, até 2022, vai investir 15.000 milhões de dólares (12.820 milhões de euros) em projetos de ampliação do sistema de energia elétrica e expansão do acesso a água potável, noticia esta sexta-feira a imprensa local.

Segundo o ministro da Energia e Águas angolano, João Baptista Borges, citado pelo Jornal de Angola, os projetos estão definidos no Programa Nacional de Desenvolvimento (PND) 2018/22 e serão realizados quer nas zonas urbanas quer nas rurais.

O objetivo é, até 2022, conseguir estabelecer ligações de eletricidade a 14 milhões de habitantes (50% da população angolana) e aumentar de 73 para 116 o número de municípios (num total de 164) abastecidos com água e eletricidade.

João Baptista Borges indicou que existem dois projetos, um orçado em 9.000 milhões de dólares (7.700 milhões de euros), a aplicar numa primeira fase, e outro em seis milhões de dólares (5,12 milhões de euros), numa segunda.

Em relação ao setor da água, acrescentou, prevê-se que, em 2022, o abastecimento chegue a 85% da população urbana e 80% da rural.

Segundo o governante, é “fundamental” que todos os projetos sejam concretizados num alinhamento de três cadeias de valor – produção, transporte e distribuição -, em que o setor deve abranger projetos estruturantes hidroelétricos e térmicos, bem como a extensão da rede de transporte e distribuição.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading