ComunidadesDestaquesEconomia

Governo angolano rescinde contratos com empresa portuguesa AEnergia

O Governo angolano rescindiu 13 contratos para o sector eléctrico com a empresa portuguesa AEnergia por alegada “violação do princípio da boa-fé e a quebra de confiança”, segundo um despacho presidencial a que a agência Lusa teve acesso.

Segundo o despacho, datado de 22 de Agosto, os contratos aprovados, entre Julho e Agosto de 2017 (durante a presidência de José Eduardo dos Santos), destinavam-se à instalação de novas centrais de produção, assistência técnica e manutenção aos centros electro-produtores com equipamentos da marca GE (General Electric), bem como construção de pequenos sistemas de abastecimento de água.

O documento refere que no decorrer da execução dos contratos foram verificadas irregularidades por parte da AEnergia S.A., designadamente a aquisição de quatro turbinas no âmbito do financiamento GE Capital Limitada, “sem que as mesmas tivessem sido previstas nos contratos celebrados com o sector”.

Tendo em conta a necessidade de se rescindir os contratos celebrados, ao abrigo do Acordo de Empréstimo entre o Ministério das Finanças e a GE Capital Limitada e de se concluir as referidas obras, o Presidente da República, João Lourenço, autorizou o ministro das Finanças a rescindir tais contratos “por imperativos de interesse público”.

No mesmo despacho, o Presidente da República autoriza o ministro da Energia e Águas a praticar todos os actos necessários e consequentes da rescisão dos contratos, incluindo o acerto final das contas com a AEnergia, bem como “apurar no limite da execução física e financeira dos contratos”.

Fonte: Jornal Negócios

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading