Notícias

Governo angolano vai reforçar lei para inibir uso de tabaco por menores

O Governo angolano vai reforçar os mecanismos legais para regular o mercado de fornecedores, comerciantes e consumidores de tabaco no país, por constatar de forma preocupante muitos adolescentes a consumirem tabaco e bebidas alcoólicas.

O director nacional da Juventude do Ministério da Juventude e Desportos de Angola, Kikas Machado, que falava no âmbito do lançamento da campanha nacional sobre prevenção do tabagismo para jovens menores de 18 anos, defendeu hoje o envolvimento de todos os actores da sociedade na luta contra o tabagismo.

“Estamos num período muito oportuno, uma vez que estamos a elaborar os planos para 2018, mas também na perspetiva do quinquénio e também na produção de legislação adequada que protege os adolescentes, mas sobretudo regule o mercado no que diz respeito aos fornecedores e comerciantes do tabaco e bebidas alcoólicas”, disse.

Segundo Kikas Machado, a situação é preocupante, o país é muito grande e requer uma escala maior de intervenção, tendo em conta que Angola é maioritariamente composta por jovens e adolescentes.

“Estamos a falar de um público-alvo de adolescentes e jovens menores que hoje ultrapassam a barreira dos 15 milhões de pessoas, portanto, é um número muito grande, muito vulnerável e a campanha deve corresponder com esta expectativa”, explicou.

A campanha nacional de prevenção do tabagismo para jovens menores de 18 anos, lançada hoje em Luanda, é uma iniciativa do Instituto Angolano da Juventude, em parceria com a Britsh American Tobacco Angola.

A mesma visa sensibilizar a rede comercial sobre a obrigação comercial de não vender cigarros a menores de 18 anos e ainda desencorajar o consumo de cigarros a esta franja da sociedade angolana, sendo que a mesma terá abrangência nacional.

O responsável defendeu igualmente a necessidade de capacitar os jovens para participarem ativamente nas campanhas de prevenção e sensibilização sobre o tabagismo.

Por sua vez, a diretora da Britsh American Tobacco Angola, Inês Simão, disse que a campanha visa dar a conhecer aos retalhistas, grossistas e consumidores a proibição da venda de cigarros a menores de 18 anos, divulgando com mais engajamento a lei existente no país nesse sentido.

Já o presidente da Associação Nacional de Luta contra as Drogas, João Cruz, informou que em Angola os menores começam a fumar a partir dos 12 anos, situação que considerou preocupante.

“Na verdade, os menores começam a partir dos 12 anos de idade, estamos a falar que cerca de 19% dos fumantes começaram com 12 anos e cerca de 60% começaram com 14 anos”, realçou.

Em 2016, segundo João Cruz, a sua associação fez um levantamento a nível de Luanda, tendo constatado que cerca de 45% das senhoras fazem consumo de bebidas alcoólicas e tabaco e cerca de 54,2% do sexo masculino fazem o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.

A campanha terá como locais preferenciais mercados, com foco nos retalhistas, grossistas e consumidores.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading