Sociedade

Governo chinês doa a Angola equipamento hospitalar

O Governo da China procedeu hoje à entrega de uma doação de equipamento e material hospitalar a Angola, no valor de cerca de 800 mil dólares (650.362 euros), que visa a melhoria das condições médicas no país.

O ato de entrega teve hoje lugar, em Luanda, numa cerimónia liderada pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas do Ministério das Relações Exteriores de Angola, Domingos Lopes, e o embaixador da China noo país africano, Cui Aimin.

Na sua intervenção, o diplomata disse que o material entregue destina-se ao Hospital Geral de Luanda, também uma doação do Governo chinês, em 2015, e cujo projeto de assistência gratuita técnica teve início em outubro de 2017.

Segundo Cui Aimin, a cooperação na área da saúde pública é um conteúdo muito importante no âmbito da cooperação sino-africanas, tendo o Governo chinês já efetuado vários donativos a Angola de antipalúdicos, prestado uma ajuda por altura do surto de febre-amarela, em 2016, e enviado um grupo de especialistas de saúde pública, que investigou e criou, junto com técnicos angolanos, o mecanismo transfronteiriço de monitorização de doenças infecciosas.

“Desde 2009, a parte chinesa já enviou um total de quatro equipas médicas, com 60 especialistas médicos a trabalhar no Hospital Geral de Luanda e ofereceu consultas médicas gratuitas ao público, que totalizou 200 mil consultas”, salientou.

O responsável acrescentou que a quarta equipa médica chinesa, composta por 12 especialistas, chegou em 2017 e está a trabalhar no Hospital Geral de Luanda, tendo realizado até ao fim de fevereiro deste ano mais de 15 mil consultas externas, 953 intervenções cirúrgicas e 1.794 tratamentos de acupuntura.

Por sua vez, o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas agradeceu a doação, salientando a sua importância para a melhoria daquela referida unidade hospitalar.

“Sabemos que está em curso também um ato idêntico, desta feita para material farmacêutico, […] gostaríamos de continuar a manter este nível de relações e naturalmente agradecer ao Governo chinês o gesto que teve para connosco”, disse.

Fazem parte do pacote desta doação material como seringas, batas, luvas e instrumentos para operações.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading