Notícias

Governo de Luanda agenda reunião com enfermeiros para tentar travar protesto

O governo provincial de Luanda agendou para esta segunda-feira, 4 de dezembro, uma reunião conjunta com a classe dos enfermeiros para tentar reverter a paralisação das consultas nos centros de saúde, iniciada por aqueles profissionais na quinta-feira, informou hoje o sindicato.

“Vamos manter a suspensão à luz da lei, excepto se o Governo conseguir convencer, segunda-feira, os trabalhadores na assembleia marcada”, disse hoje à Lusa o secretário-geral adjunto do Sindicato dos Enfermeiros de Luanda, António Kileba.

De acordo com o sindicalista, a suspensão das consultas nos centros de saúde e hospitais públicos entrou hoje no segundo dia de paralisação, contando com uma adesão de 95%, com os profissionais de enfermagem a “realizarem apenas serviços normais obrigados por lei” e não as consultas, que também realizavam até agora.

“Segundo as atribuições que nos foram incumbidas, tanto nas obrigações como nos deveres, não estamos a fazer prescrição de medicamentos e leitura dos exames que é a função reservada aos médicos”, explicou.

Pagamento de retroativos, de subsídios de consulta e promoção nas carreiras fazem parte do caderno reivindicativo remetido em 2012 ao governo provincial, mas “sem soluções à vista”, mesmo a após a moratória de cinco dias dada pelos enfermeiros, no final de outubro.

Para António Kileba, a assembleia conjunta entre o governo de Luanda e o sindicato, prevista para segunda-feira, 04 de dezembro na sede da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos (UNTA), deverá ser decisiva, sobretudo nas questões centrais que afligem a classe.

“Naquelas questões em que encontramos desenquadramento em termos de entendimento sugerimos a entidade empregadora junto dos trabalhadores colocar as suas ideias e ouvir a opinião dos profissionais”, referiu.

A adesão dos profissionais de enfermagem a esta suspensão das consultas nos centros, postos de saúde e hospitais público segundo António Kileba éd e 95%, porque sublinhou, há unidades hospitalares que ainda estão a coagir alguns enfermeiros.

“Um ou outro caso em que os profissionais são coagidos à margem da lei, estamos lá repor a legalidade explicando a sua área de atuação”, rematou.

A 08 de maio deste ano, o Sindicato dos Enfermeiros de Luanda decidiu suspender a greve prevista para aquele dia, afirmando ter recebido garantias de resolução das reivindicações até ao mês de agosto passado.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading