DestaquesSociedade

Governo detectou 148 cursos superiores ilegais

O Governo detectou cinco universidades e 148 cursos superiores ilegais desde 2018, legalizou 104 e deu um prazo às instituições para criarem condições para os restantes 44, disse hoje em Peniche a ministra do Ensino Superior daquele país.

“Infelizmente existiam no país instituições que, mesmo estando criadas legalmente, tinham cursos ilegais, porque não estão reconhecidos pelo ministério, e instituições que não têm decreto presidencial de criação e funcionam”, disse à agência Lusa Maria do Rosário Sambo, à margem de uma visita a um centro de investigação em Peniche, no distrito de Leiria, no âmbito da Semana da Ciência Angola/Portugal.

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola detalhou que foram identificadas cinco universidades e 148 cursos ilegais.

“Conseguimos até ao início do ano letivo legalizar 104 cursos e em relação aos 44 cursos, que não estão legais, continuamos a trabalhar para fazer com que sejam criadas as condições”, adiantou a governante.

Maria do Rosário Sambo explicou que os cursos não foram encerrados, pelo que os estudantes que os frequentavam não foram prejudicados, mas “não estão a admitir novos estudantes”.

“Fizemos um exercício de contenção para evitar que o mal, que já é grande, aumente, portanto, para não haver mais instituições que, estando ilegais, admitam estudantes, e fazer com que criem as condições de legalidade com os requisitos mínimos aceitáveis”, frisou a ministra Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola

A tutela fixou um prazo às instituições de ensino superior para criarem as condições para que os possa legalizar.

“Aquelas que não o fizerem, verão os seus cursos descontinuados”, avisou a governante.

A exigência de condições de legalização às instituições de ensino superior angolanas foi uma das principais ações da tutela em 2018.

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola lidera uma comitiva que está em Portugal para uma visita de três dias, até quarta-feira, no âmbito da Semana das Ciências Angola/Portugal.

A comitiva visita organismos científicos e universidades portuguesas, com o objetivo de estabelecer intercâmbios com Portugal nos domínios da investigação e formação científica.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading