DestaquesMundo

Governo português chama angolano para ajudar a relançar a economia

O Governo de António Costa, em Portugal, chamou um gestor independente para ajudar na retoma da economia após a Covid-19. É António Costa Silva, CEO da petrolífera Partex. A notícia foi avançada pelo Expresso e confirmada pelo próprio ao ECO. Com grande parte da carreira ligada ao sector energético, o homem escolhido pelo primeiro-ministro António Costa para desenhar o plano de retoma da economia tem valências que vão das minas à poesia.

Nascido em 1952, na cidade de Catabola, foi em Angola que começou a carreira. Aos 28 anos, já depois do 25 de Abril de 1974, entrou para a petrolífera estatal Sonagol, onde integrou o departamento de produção. Quatro anos depois, começava a trabalhar com a Companhia Portuguesa de Serviços, actividade que manteria até 1997, sempre ligado a projectos petrolíferos.

Entre 1998 e 2001 foi director executivo da francesa Compagnie Générale de Geophysique (CGG) em Lisboa, antes de se mudar para Paris e trabalhar no Instituto Francês do Petróleo (IFP) como director de engenharia de reservatórios e director de operações durante dois anos. Há quase duas décadas, chegava à petrolífera do grupo Gulbenkian, à Partex, onde se mantém até hoje.

“A vida tem múltiplas dimensões e é evidente que a poesia é uma espécie de descanso do espírito.”

No campo académico, o percurso acompanhou a especialização. Costa Silva é licenciado em Engenharia de Minas pelo Instituto Superior Técnico, onde voltou para dar aulas. Fez o mestrado em Engenharia de Petróleos na Imperial College of London, tal como o doutoramento, no qual defendeu uma tese sobre o desenvolvimento de modelos estocásticos aplicados aos reservatórios petrolíferos.

Se o currículo leva a crer que os interesses de António Costa Silva se limitam ao petróleo, a realidade não é assim tão linear. “A vida tem múltiplas dimensões e é evidente que a poesia é uma espécie de descanso do espírito”, dizia o gestor, o ano passado em entrevista ao Dinheiro Vivo e TSF, quando questionado sobre os livros de poesia – especialmente dedicados a Angola – que publicou.

“Eu sou por formação engenheiro de minas e um dos grandes poetas do romantismo alemão tem a definição mais extraordinária do que eu já vi de um engenheiro de minas. Ele diz que é um astrónomo às avessas. Quando se começa a olhar para geologia do planeta, estudá-la é crucial porque percebemos a partir daí que vivemos não só num planeta extraordinário, mas que causa – do ponto de vista da beleza – inúmeros assombros”, acrescentou.

Entre o petróleo e a transição energética

A visão alargada terá sido uma das razões para a escolha do Governo. “O que se pretende é uma visão integrada” de “sete ou oito objectivos estratégicos”, como explicou Costa Silva ao ECO sobre o convite que recebeu do primeiro-ministro.

O programa inclui âmbitos como transportes ferroviários; infraestruturas portuárias; gestão de recursos de água; competências digitais das pequenas e médias empresas; reforço do investimento no sistema nacional de saúde (tanto em equipamentos como em recursos humanos); reconversão industrial; recursos endógenos; coesão territorial ou transição energética.

É na energia que poderá estar o ponto de discórdia entre Costa Silva e o Governo, que assumiu como prioridade a transição energética. Aliás, em 2018, o CEO da Partex entrou em conflito com o Executivo de António Costa por discordar da posição tomada em relação à exploração de gás e petróleo no Algarve. Chegou a dizer que “não vale a pena” investir em Portugal, que “tem uma fraquíssima inteligência estratégica”.

Mais tarde, viria a defender que é injusto demonizar os combustíveis fósseis, mas que concordava com a conversão das centrais a carvão para centrais a gás, tal como o actual Governo quer. Terá sido esta dicotomia que levou Costa Silva a começar as reuniões com o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, para, de acordo com o Expresso, garantir que não há incompatibilidades no trabalho, que terá começado há cerca de duas semanas.

Costa Silva sublinhou que o trabalho ainda está numa fase preliminar e que, ao longo dos próximos meses, pretende falar com partidos, parceiros e empresas. “A protecção social das pessoas e das empresas é muito importante. Tem de haver um pacto com o Estado para capitalizar as empresas. É importante ajudar a capitalizar as empresas que têm futuro para não deixar que entrem em coma”, defendeu.

Combinação virtuosa entre o Estado e o mercado

Costa e Silva não adiantou mais sobre a sua posição, mas o gestor – que nunca antes tinha estado ligado à política ou ao partido socialista – tem usado o seu espaço de opinião no jornal Público para falar do impacto da pandemia na economia e do mundo pós-Covid. “A crise mais importante das nossas vidas exige um novo pensamento, um novo modelo económico e social, uma nova ordem internacional”, escrevia em Abril.

“Com o mundo desmoronado, a porta de saída é o reforço das instituições multilaterais e não a sua destruição, é o reforço da cooperação internacional e não do isolacionismo, é a busca da decência e não da jactância e fanfarronice”, dizia no Público.

Já em Maio, num discurso numa conferência citado pelo Jornal Económico, defendia que o Estado devia ganhar poderes e funções reforçados para intervir ao nível do capital das empresas, salvar as que são competitivas e, consequentemente, proteger o emprego. Falava de uma “combinação virtuosa entre o Estado e o mercado” como solução para a crise.

Estes deverão ser os pilares do programa que Costa Silva irá apresentar a António Costa. Este servirá como base ao Orçamento do Estado para 2021 e, eventualmente para os próximos anos. Aliás, o Expresso avançava que o CEO da Partex poderia mesmo vir a integrar o Governo. Plano de estabilização discutido na Concertação a 2 de Junho.

Nesse cenário, o actual ministro das Finanças Mário Centeno abandonaria o Governo depois do verão para ocupar a posição de governador do Banco de Portugal. O ministro da Economia Pedro Siza Vieira ocuparia esta posição e Costa Silva entraria para o lugar deixado vago. Além do pedido do primeiro-ministro, a possibilidade seria mais provável pois, segundo o semanário, Costa Silva estará a preparar-se para sair da Partex, que foi no ano passado vendida à petrolífera tailandesa PTTEP.

Ao ECO, o engenheiro garantiu estar a cumprir um “dever cívico”, que nada tem a ver com uma eventual substituição de Pedro Siza Vieira no ministério da Economia. “O meu trabalho é de mero cidadão. É apenas uma tarefa cívica que estou a desempenhar pro bono. Continuo na minha empresa e o resto são especulações sem fundamento”, afirmou.

Fonte: Jornal ECO, 1 Junho 2020

One Comment

  1. Um Angolano!..Inconscientemente os seres humanos embriagam-se no fascismo, poucos notam e muitos riem

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading