Mundo

Guterres defende que cessar-fogo na Colômbia deve ser restabelecido

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou hoje que acredita que se pode restabelecer o cessar-fogo entre o governo da Colômbia e a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN), apelando ao diálogo entre as partes.

António Guterres, em declarações à agência espanhola Efe, antes da visita oficial à Colômbia, encorajou ambas as partes a manterem um “diálogo profundo”, referindo que não acredita que as conversações estejam em perigo.

“Eu acho que é importante que o cessar-fogo seja restabelecido e que as conversações entre as partes continuem”, disse Guterres, que reconheceu que durante o processo pode haver “uma diminuição da confiança” entre as partes.

Na visita, o secretário-geral da ONU vai encontrar-se com o Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, representantes das FARC, da Igreja Católica e das organizações sociais.

Guterres disse que a mensagem que vai levar a Bogotá é “muito simples”, explicando que vai expressar o seu apoio ao processo de paz e a disponibilidade das Nações Unidas para apoiar o Governo e o povo colombiano na “construção da paz”.

A viagem vai realizar-se pouco depois das negociações entre o Governo e o ELN terem sido suspensas, depois de o grupo guerrilheiro ter lançado alguns ataques quando o cessar-fogo terminou, na terça-feira.

“Para mim, é sempre evidente que um conflito, quando tem uma forma violenta, causa uma diminuição da confiança, causa ameaças à população civil”, disse Guterres, reafirmando a importância de se manter o cessar-fogo e o diálogo para se alcançar “uma solução de paz”.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading