DestaquesNotícias 2018Sociedade

Higino Carneiro: Poderá ser “o próximo mais próximo” a ser detido por corrupção e peculato

Higino Carneiro (HC) deverá ser uma das figuras da elite política contemporânea de José Eduardo dos Santos a ser responsabilizado por acusações de corrupção.

No início do mandato do novo Presidente da República, João Lourenço, Higino Carneiro foi nomeado para o cargo de Segundo vice-presidente da Assembleia Nacional . No último congresso do MPLA, Higino Carneiro perdeu, por sua vez, a condição de alto dirigente do partido, advinda do assento que há anos conservava no seu principal, o Bureau Político.

O cargo de Governador de Luanda, do qual foi afastado por João Lourenço, foi o último de natureza executiva que desempenhou nos últimos anos da sua vida política, o mais importante dos quais, devido a factores como o respectivo orçamento, foi o de ministro das Obras Públicas .

Ao longo do período em que foi ministro das Obras Públicas, Higino Carneiro promoveu o lançamento de vários negócios privados em Angola, Portugal e noutros países. Há indicações de um projecto de investimento na Guiné-Bissau, tendo em vista a construção de um porto, Buba, formalmente apresentado como sendo do Estado angolano, era, na verdade, seu.

O porto e uma via-férrea com o mesmo conectada destinavam-se a servir de via de escoamento da extracção de minérios (bauxite) de jazigos situados na Guiné-Bissau e na República da Guiné. Há alguns meses, Higino Carneiro esteve em Bissau com a intenção de relançar o referido projecto.

Os rumores que o apresentam como podendo vir a ser criminalmente responsabilizado com base em acusações de corrupção, advém igualmente da propalação de notícias segundo as quais algumas das suas empresas estão a ser objecto de fiscalização por parte da AGT.

Em meios empresariais, é dado como certo que as suas empresas estão a passar dificuldades de gestão, em especial as do ramo hoteleiro. Recentemente, o Recreativo do Libolo, extinguiu a equipa de basquetebol sénior masculina por dificuldades financeiras.

No seu dia-a-dia e entre aqueles com quem lida mais perto, Higino Carneiro não revela, porém, sinais de intranquilidade ou temor próprios dos rumores que sobre ele circulam . A inauguração que se prepara para fazer de um “resort” de luxo no extremo sudeste de Angola, numa zona antigamente controlada pela UNITA, na província do Cuando -Cubango, é vista como uma tentativa do próprio de demostrar dinamismo e confiança.

Num espaço de 48 horas, Higino Carneiro deixou de ser membro do Bureau Político do MPLA e de Segundo vice-presidente da Assembleia Nacional. Também conhecido por ” General Peito Alto”, Higino Carneiro ainda vai tendo peito para preparar-se para os novos tempos. Depois da detenção de Augusto Tomás, antigo ministro dos Transportes, a informação que passa é a de que Higino Carneiro pode ser o “próximo mais próximo” .

Fonte: AM

One Comment

  1. O nosso Presidente está a cumprir com a sua palavra. Obrigada Deus o País está a mudar, as orações já mostram os efeitos.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading