Notícias

Hospital do Dôndi,no Huambo, reinaugurado depois de 41 anos fechado por causa da guerra 

O hospital, localizado no município do Cachiungo, tem a capacidade de internamento para 80 doentes e vai prestar serviços de clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, consultas, pequenas cirurgias, assistência aos doentes com lepra, bem como operações às cataratas.

Durante a reinauguração, o secretário -geral da IECA, pastor André Cangovi Eurico, afirmou que a reabilitação do imóvel foi graças ao apoio financeiro do governo,que disponibilizou, para o efeito, 10 milhões de Kwanzas, dos 20 milhões previstos. 

O hospital da missão do Dôndi foi fundado em 1914, mas foi encerrado em Fevereiro de 1976 por causa do conflito armado que assolou o país. Prestava serviços de cirurgia, clínica geral, pneumologia, tratamento da lepra, ginecologia e obstetrícia , pediatra, oftalmologia e ortopedia. 

A unidade hospitalar vai contar inicialmente com uma equipa de 10 enfermeiros e dois médicos, e com uma assistência comparticipada dos pacientes que procurem os serviços de saúde naquela unidade hospitalar, cuja gestão será feita pela IECA . 

A Missão Católica do Dôndi congrega além do hospital, outras instalações como o Instituto Curie, Escola Emanes e o Seminário – Maior. Na sua história incluem-se nomes como os de Georges Chikoty (actual ministro das Relações Exteriores), Isaías Samakuva ( presidente da UNITA), Abel Chivukuvuku ( líder da CASA CE), Daniel Chipenda, Jardo Muekália e até mesmo Jonas Savimbi. 

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading