DestaquesSegurança

Huambo: Criminalidade reduz significativamente nos últimos seis meses

Segundo o responsável, que falava no acto comemorativo ao 40.º aniversário do Ministério do Interior, a diminuição do índice de criminalidade resulta do aperfeiçoamento das técnicas de investigação e controlo dos potenciais criminosos, sobretudo com a inclusão de meios que permitem a fácil descoberta de delitos.

Informou que, dos 1.985 ocorridos em todos os municípios da província, 1.487 foram esclarecidos e resultaram na detenção de 1.588 cidadãos acusados da prática de tais delitos.

O também comissário da Polícia Nacional realçou o importante papel das autoridades tradicionais, das entidades religiosas, dos partidos políticos, dos órgãos de comunicação social e da população, de forma geral, nas acções de combate à criminalidade, à imigração ilegal e na consciencialização sobre a observância das regras básicas relativas à prevenção de incêndios, afogamentos e de construção em zonas de risco.

Por sua vez, a governadora da província do Huambo, Joana Lina, apelou à nova geração de oficiais, subchefes e agentes, incorporados nos diversos órgãos do Ministério do Interior no sentido de procurarem seguir o exemplo patriótico dos precursores da instituição com vista o bem-estar social da população.

De modo geral, encorajou o efectivo da delegação local do Ministério do Interior a dar o melhor de si, primando pela educação e, por conseguinte, na disciplina dos que persistirem no incumprimento das normas, além de elevarem o nível de combatividade, do sentido de dever, entrega e dedicação multiformes ao serviço e às tarefas.

Joana Lina referiu que o Governo da província acompanha, com alguma atenção, todas as dificuldades da delegação local do Ministério do Interior, desde a falta de instalações até a escassez de meios técnicos e operacionais que possam responder com rapidez e eficiência à demanda social e diária, face aos desafios da modernidade.  

Durante o evento, decorrido sob o lema “Pelo resgate dos valores cívicos e sociais – comemoramos o 40.º aniversário”, foram feitas demonstrações de especialidade de antidistúrbios, combate às acções violentas, à imigração ilegal, de extinção de incêndios, de tácticas e técnicas de intervenção policial, entre outras.

Criado a 22 de Junho de 1979, o Ministério do Interior é o órgão da administração central do Estado responsável pela execução das políticas de segurança pública, através dos seus órgãos executivos centrais: Polícia Nacional, Serviço de Investigação Criminal (SIC), Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), Serviço Penitenciário (SP) e o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB).

Fonte: Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading