DestaquesSociedade

Huawei e Unitel vão assegurar projecto-piloto no Bié e no Huambo

Quase 500 crianças das províncias do Bié e do Huambo vão fazer parte de um projecto-piloto, no ano lectivo 2021, a implementar pela Huawei Angola e pela Unitel, cujo acordo de parceria foi assinado pelas duas operadoras, tendo o Ministério da Educação a responsabilidade da operacionalização. A Huawei cede os equipamentos e a Unitel fornece o acesso à Internet nas escolas. O projecto-piloto arranca no próximo ano lectivo com a entrega, numa primeira fase, de 480 tablets para os alunos, 50 computadores de mesa para os professores e 50 projectores para salas de aula.

O programa foi apresentado durante a assinatura do memorando Huawei Angola/Unitel, tendo sido signatários a directora-geral para os assuntos corporativos da Unitel, Eunice de Carvalho, e o presidente da Comissão Executiva da Huawei Angola, Liuhongzhen Michael.

O memorando terá duração de dois anos renováveis por igual período, desde que haja interesse das duas partes, no âmbito do qual a Huawei fornecerá equipamentos e soluções tecnológicas e a Unitel Internet e a conectividade às escolas.

Eunice de Carvalho, da Unitel, considerou que o programa vai estimular o hábito de pesquisa e aprendizagem, tendo salientado que “o terceiro componente do projecto é o Ministério da Educação, e nesta primeira fase serão abrangidos os estudantes da 4.ª, 5.ª e 6.ª classes. Mas a intenção é que a partir da primeira classe se comece a aprender com o uso das tecnologias”, afirmou, convicta de que, à medida que as condições o permitam, outras escolas das demais províncias do País sejam abrangidas.

A directora-geral para os assuntos corporativos da Unitel revelou que o valor a investir na formação dos professores durante um ano ronda os 100 mil dólares.

Por seu lado, o membro da Comissão Executiva (CEO) da Huawei, Edric Chu, referiu que a empresa vai investir estes 60 milhões de dólares na construção da sua nova sede em Luanda, incluindo um centro de formação e outro de inovação, bem como um centro de experiências, que deverão estar prontos no fim de 2021.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading