Incidente no Shopping Avennida de Viana

No dia 25 de Janeiro pelas 17H44 ocorreu um incidente no centro comercial Shopping Avennida de Viana. Este esteve directamente associado ao desprendimento de um tecto em gesso cartonado, localizado na área da restauração no piso 1, sem qualquer relação com a estrutura do edifício.



No primeiro andar do Shopping Avennida de Viana, na praça da Alimentação, caiu a estrutura suspensa do tecto falso em gesso cartonado.

Foram deslocadas para o local equipas de engenharia especializadas, para avaliarem as razões técnicas que estiveram na origem do incidente.

Após as primeiras diligências efectuadas pela equipa de gestão do Shopping, apoiada por estes peritos, e a visualização das imagens das câmaras de segurança, os resultados preliminares indicam que a origem do incidente resultou de: na noite anterior uma equipa de prestadores de serviços de manutenção de ar condicionado, após montar o andaime para ter acesso às condutas no tecto, subiu e acedeu à estrutura que suporta o tecto falso, procedendo de forma incorrecta, movimentando-se em cima desta estrutura de gesso cartonado do tecto, fragilizando assim os seus cabos de suporte, tendo ficado a estrutura em esforço. Este esforço fez com que esta estrutura cedesse, resultando na queda do tecto de gesso cartonado.

Esta ocorrência, no piso 1 do Shopping Avennida de Viana, não causou qualquer tipo de dano, nem interferiu com o normal funcionamento do Hipermercado Candando, que está localizado no piso 0.

A equipa do Shopping Avennida de Viana reagiu de imediato para prestar os primeiros socorros, tendo providenciado as ambulâncias necessárias. A intervenção foi rápida, tendo o transporte para os hospitais  demorado entre 40 a 50 minutos.

Deste incidente resultaram 14 feridos no total, sendo que 13 pessoas tiveram ferimentos ligeiros e após o tratamento, tiveram alta no mesmo dia.

Apenas uma pessoa ferida ficou internada por ter partido a perna, fracturando o fémur, encontrando-se estável e a recuperar. 
Todos os feridos foram devidamente encaminhados para as unidades de saúde hospitalar mais próximas, divididos entre o hospital Capalanca e Américo Boa Vida.

Imediatamente após o incidente, a gestão do Shopping priorizou a assistência médica, com o integral acompanhamento de todos os sinistrados por parte da administração da Empresa, acompanhamento que continuará a fazer até à recuperação total de todos os envolvidos.

Em simultâneo, efectuou-se a participação à Companhia de Seguros, estando nesta fase a administração da empresa a assumir todas as responsabilidades e a gerir directamente os processos e os respectivos custos com todos os sinistrados, esperando a sua rápida recuperação. 

Adicionalmente, está a ser dado acompanhamento, apoio e informação aos clientes do Shopping que possam ter sido afectados pela situação.

Deixe o seu comentário