CulturaDestaquesSociedade

Inglaterra: Estudante angolano vence concurso da Independent Schools Association

Israel Campos, jovem angolano a estudar em Inglaterra, entrou na competição, na categoria de Artes e Humanidades, com um texto de reflexão sobre o colonialismo, intitulado: Nós estamos aqui, porque vocês estiveram lá.

Enquanto aguarda o ingresso na universidade, em Setembro deste an, e motivado pela professora de inglês, Israel Campos submeteu o seu trabalho sobre o colonialismo e o impacto que este tem na sociedade moderna.

O tema para a redacção resulta da sua experiência, pois, residindo há cerca de dois anos naquele país, já sentiu na pele o racismo, apesar de frequentemente se afirmar que este já não existe, porque a sociedade está mais evoluída, como referiu à imprensa.

Apesar de que algumas pessoas pensarem que o racismo já não existe, na prática a realidade é totalmente diferente. As pessoas continuam a ser tratadas de forma diferente pelo tom de cor da sua pele. E isso é o impacto do colonismo

John Goddard, membro do júri da prova, salientou que Israel “escreve com paixão e discernimento sobre o racismo, um legado duradouro do colonialismo”.

Segundo o jovem autor, falar do passado colonial e dos efeitos que ainda hoje se verificam na vida dos povos colonizados é, indubitavelmente, falar de racismo e de como o colonizador foi responsável pelo julgamento da cor da pele e do preconceito que afecta milhares de cidadãos. Mas Israel Campos aponta um caminho para a resolução deste problema.

A solução está no encontro de um denominador comum, que é sentar-se à mesma mesa e conversar, para concordar que há um problema que precisa de ser resolvido

A Independent Schools Association é uma organização de escolas independentes no Reino Unido fundada em 1878. A associação integra o Conselho das Escolas Independentes e tem cerca de 513 estabelecimentos de ensino. A organização com sede em Great Chesterford, Essex, oferece apoio profissional e formação a directores e funcionários das escolas-membros, assim como proporciona actividades desportivas e culturaisaos alunos. Entre estas incluem-se um concurso de arte anual, um festival de teatro e competições de redacção.

Na sua página no Twitter, o jovem autor manifestou a sua alegria.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading