Cultura

Inscrições para a 2.ª edição do Prémio Imprensa Nacional de Literatura

A inscrição de obras originais para a 2.ª edição do Prémio Imprensa Nacional de Literatura decorre de 4 de Maio a 3 de Julho do corrente, em Luanda.

Instituído pela Imprensa Nacional – E.P., o concurso tem como objectivo valorizar o talento nacional e promover a divulgação de obras de autores desconhecidos no mercado literário angolano, devendo ser realizado anualmente.

Segundo o regulamento, mediante este Prémio, augura-se proceder à selecção de obras inéditas e com elevada qualidade em termos literários nos domínios do conto, do romance, da poesia e do drama, escritas em língua portuguesa, cujos autores devem  ser cidadãos angolanos ou estrangeiros residentes em Angola há mais de 3 anos.

As obras concorrentes devem ser inéditas e redigidas em língua portuguesa. Deverão ser apresentadas em duas cópias em papel, no formato A4, e acompanhadas de uma gravação em formato digital, com a dimensão mínima de 80 páginas A4, em Times New Roman tamanho 12 e entrelinha 1,4.

Assinadas com um pseudónimo do autor, cada concorrente deve única e exclusivamente remeter para o concurso uma obra, cujos originais serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: a) Originalidade (50%); b) Contributo para a cultura nacional (30%); c) Respeito pelas características canónicas do género literário (20%).

O Prémio contempla a publicação da obra laureada e a atribuição ao vencedor do valor pecuniário de 1 milhão de kwanzas.

A decisão do júri será divulgada a 13 de Setembro, nos órgãos de comunicação social, e contemplará a designação do trabalho premiado e, caso ocorra, a designação de uma ou mais menções honrosas que poderão, de acordo com o critério da editora (Imprensa Nacional – E.P.), dar origem à publicação dos trabalhos que as recebam.  

A 1.ª Edição do Prémio Imprensa Nacional de Literatura não teve vencedor.

Na sua declaração, o júri – liderado pelo académico Manuel Muanza – e constituído pelo docente Joaquim Martinho, e David Capelengela, Secretário Geral da UEA concluiu a falta de qualidade técnica e o distanciamento da estética como causas basilares da decisão de “não nomear nenhuma proposta vencedora, nem nenhuma menção honrosa”.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading