AmbienteEconomia

Investigação científica para promover a agricultura na diversificação da economia

Domingos Bongue, investigador auxiliar do Centro Nacional de Investigação Científica, considerou importante que a investigação científica dos solos funcione para práticas sustentáveis e conservação, para as futuras gerações.

De acordo com o especialista, que falou à imprensa, à margem da 6.ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, é sempre necessário uma análise do solo, para identificar se tem excesso ou defeito, conhecer o teor do nutriente, se o que predomina são micronutrientes ou macro nutrientes, para saber o potencial produtivo e se as propriedades químicas são aceitáveis.

O investigador do Centro Nacional de Investigação Científico, Domingos Bongue, sublinhou que o último estudo científico sobre os solos foi realizado em 1997.

O investigador, que abordou o tema “Avaliação da fertilidade do solo ferralítico amarelo mediante as classes de fertilidade”,  afirmou que o estudo dos solos deve merecer atenção, porquanto o país tem apostado na agricultura para a diversificação da economia.

Na época colonial o Instituto de Investigação Agronómico realizou vários estudos a que se chama de Carta Generalizada do Solo e classificou o país em 18 agrupamentos a nível dos solos arenosos em 52,24% no Leste e os ferralíticos (amarelo e vermelho) 22,64%, a norte, este último de maior importância agrícola.

A conferência decorreu em simultâneo com a 1.ª edição da Feira de Ideias, Invenções, Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica (FIEBAT), com o objectivo de acolher essencialmente as criações feitas nos IES e por outros actores, desde que se vislumbre numa verdadeira ligação com a investigação científica e com as empresas.

No certame, realizado a semana passada, participaram 30 expositores de diversas instituições académicas nacionais.

Fonte: Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading