DestaquesEconomia

Investimento privado em Angola com propostas de 380 milhões de euros entre Julho e Outubro

Segundo a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações, as propostas preveem a criação de 3.827 postos de trabalho. Estão abrangidas as áreas da agricultura, indústria, comércio e saúde.

A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) de Angola recebeu, entre julho e outubro, 52 propostas de investimento privado, avaliadas em 380 milhões de euros, indica esta sexta-feira um comunicado da instituição.

Segundo o documento, as 52 propostas, sobretudo para as áreas da agricultura, indústria, comércio, saúde e serviços, preveem a criação de 3.827 postos de trabalho e foram todas caucionadas pela AIPEX, que emitiu certificados de registo de investimento para cada uma delas.

No âmbito das atribuições relativas à captação de investimento direto, refere-se no comunicado, o executivo adotou uma estratégia que define como setores prioritários para o investimento privado, em geral, e o estrangeiro, em particular, os setores da agricultura, pecuária e pescas, extração de metais e minerais, madeira e derivados, turismo, têxteis e calçado e indústria alimentar.

As propostas juntam-se a cinco mil outras aprovadas na vigência das extintas Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP), Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP), Agência para Promoção de Investimento e Exportações de Angola (APIEX) e Unidades Técnicas de Apoio ao Investimento Privado (UTAIP).

Numa entrevista recente ao Jornal de Angola, o administrador da AIPEX Lello Francisco destacou, entre as propostas aprovadas pela agência, um projeto de 50 milhões de dólares (43,1 milhões de euros) para a construção de um parque industrial no Bengo, província vizinha da de Luanda, especializado na produção de vasilhame em cerâmica e vidro para diversas utilidades.

Outro então apontado por Lello Francisco é o projeto agrícola para produção de milho e soja em Malanje, cifrado em 30 milhões de dólares (25,8 milhões de euros), de que se esperam efeitos multiplicadores nos domínios da criação de emprego e rendimentos.

O administrador da AIPEX mencionou, ainda, o da modernização da Vidrul, em Luanda, em que está previsto o investimento de mais de 20 milhões de dólares (17,2 milhões de euros) na substituição dos atuais fornos e na produção de recipientes de vidro para bebidas alcoólicas, refrigerantes e outros produtos.

Lello Francisco, que administra a área de Avaliação de Propostas de Investimento, Estudos e Acompanhamento de Projetos da AIPEX, garantiu estarem “totalmente criadas” as condições para o arranque dos projetos.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading