DestaquesEconomia

Isabel dos Santos admite vender participação na Galp à Sonangol

Ceder à Sonangol a sua participação indirecta detida na Galp através da Amorim Energia por via da Esperanza Holding e regressar à Luanda para responder à notificação da Procuradoria-Geral da República são dois temas que , neste momento, desafiam a capacidade de resistência de Isabel dos Santos.

Segundo apurou o Expresso junto de uma fonte da administração da Sonangol, os advogados da empresária disseram que estariam na disposição de avançar para uma solução de venda da participação.

“Mesmo sabendo que é difícil negociar com ela, é uma oportunidade que não deveremos desperdiçar por se tratar de uma empresa do mesmo core business da Sonangol, possuidora de músculo que trará valor acrescentado à sua carteira de negócios”, disse fonte governamental.

O Expresso sabe que a administração da Sonangol admite que o assunto possa vir a ser equacionado mas exige uma condição prévia: o pagamento de 70 milhões de dólares que foram investidos pela petrolífera angolana para que Isabel dos Santos assegurasse a participação na multinacional portuguesa.

Depor em Luanda

Na qualidade de ex-presidente do conselho de administração da Sonangol, Isabel dos Santos tem até ao final deste mês de prestar declarações na Procuradoria-Geral da República (PGR) depois desta ter instaurado um inquérito sobre a sua gestão à frente da petrolífera angolana.

O prazo foi determinado pela própria empresária em carta endereçada àquela instituição depois de se ter furtado por duas vezes a depor na sequência de um pedido de comparência remetido para a sua residência. Caso volte, desta vez, a recusar-se a comparecer na PGR, segundo apurou o Expresso, será aberto um processo-crime, que “prosseguirá, de forma inapelável, os seus trâmites”.

Reagindo à sua ausência, a 17 de Julho último, no primeiro pedido de comparência, Isabel dos Santos alegou não ter recebido qualquer notificação, mas as autoridades viriam a desmenti-la ao confirmar a recepção do documento assinado por uma das empregadas.

Naquele mesmo dia, segundo apurou o Expresso, a empresária na companhia do marido, Sindika Dokolo, foi vista a entrar em casa do pai no Bairro Miramar de onde partiria à noite para o estrangeiro sem nunca mais, até hoje, ter regressado a Angola.

“Nem sequer veio em Agosto celebrar o aniversário do pai “, comenta fonte próxima de José Eduardo dos Santos.

Na altura, para a antiga família presidencial, pesava já o espectro da interdição de saída decretada contra o irmão, José Filomeno dos Santos, antigo presidente do Fundo Soberano de Angola. Com a situação agravada agora com a prisão preventiva do irmão e a recusa das autoridades em libertá-lo depois de uma alegada diligência do presidente do Tribunal Supremo, Rui Ferreira, junto do Presidente João Lourenço , é já admitido em meios políticos que Isabel dos Santos, temendo pelo endurecimento das posições das autoridades, possa vir a condicionar a sua ida a Luanda.

João Lourenço, segundo apurou o Expresso, não lhe perdoa o facto de ter ameaçado pôr o Estado em tribunal por lhe ter sido retirada a concessão do contrato de exploração do porto do Dande.

“Isabel dos Santos alega ter sido aconselhada pelos advogados, não sabemos se sim ou não mas a verdade é que deu um passo em falso, que lhe pode vir a custar muito caro”, adverte fonte dos serviços de informação.

Mas as desgraças da antiga presidência não ficam por aqui. Ana Paula dos Santos, ex-primeira-dama, separada de José Eduardo dos Santos, segundo apurou o Expresso, terá sido obrigada a devolver mais de 15 milhões de dólares indevidamente transferidos para uma das suas contas bancárias, pelo CNC-Conselho Nacional de Carregadores adstrito ao Ministério dos Transportes.

Na esteira de vários escândalos financeiros detectados neste verdadeiro “saco azul”, também o presidente da FESA – Fundação Eduardo dos Santos, Ismael Diogo, ter-se-á comprometido a devolver Estado 25 milhões de dólares depois de ter sido detido e libertado mediante pagamento de uma fiança.

Fonte : Expresso

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading