Isabel dos Santos diz no Twitter que a “Sonangol recebeu os dividendos da Galp”

“A Sonangol recebeu os dividendos da Galp e pagou os impostos referentes aos mesmos dividendos às autoridades holandesas”. É desta forma que Isabel dos Santos responde ao Governo angolano, que diz que a Sonangol não recebeu os dividendos da Galp, onde a petrolífera angolana é accionista.

Em causa está uma notícia avançada no fim de semana pelo Expresso e que dá conta de que , entre 2012 e 2016, cerca de 438 milhões de euros pagos em dividendos pela Galp à Esperaza, holding detida pela Sonangol e por Isabel dos Santos, nunca chegaram aos cofres da petrolífera estatal angolana. No seguimento disso, o Governo angolano assegurou ao semanário que vai entrar numa “batalha ” para obter esse dinheiro.

Porém, a empresária angolana diz que essa notícia é falsa. Isso mesmo fez questão de dizer numa imagem publicada este domingo na sua conta de Twitter. Voltou a negar esta notícia horas depois, já esta segunda-feira, reforçando que a Sonangol pagou inclusivamente os impostos na Holanda relativos à remuneração que auferiu enquanto accionista de referência da Galp.

Uma fonte do Governo angolano citada pelo Expresso acusou o anterior Executivo de ser responsável por este “apagão” nas contas da Sonangol.

Fonte : ECO.