Isabel dos Santos e Sindika Dokolo mudam-se para o Dubai

kalola Store

A empresária Isabel dos Santos vem usando as redes sociais para se defender das acusações da Justiça angolana e um dos seus tweets mais recente terminava com a mensagem “I believe in Angola”. Mas apesar de acreditar no seu pais, é fora dele que está a resguardar a sua fortuna. Isabel dos Santos mudou de residência para o Dubai no ano passado e passou a assumir cidadania russa, segundo os documentos depositados no registo comercial de Malta, avança o semanário Expresso.

Na Finisantoro Holding (sociedade de Malta que detém parte do banco EuroBic) o advogado português Jorge Brito Pereira apresentou em Novembro o registo de alteração de dados dos accionistas, Isabel dos Santos e o marido, Sindika Dokolo. Passaram a ter morada profissional na Almas Tower, um arranha-céus no Dubai.

Meses antes o mesmo advogado tinha depositado no registo de Malta uma outra alteração na Kento Holding (que detém parte da posição de Isabel dos Santos na operadora de comunicações NOS): desde Junho, pelo menos, que Isabel dos Santos e Sindika Dokolo vivem na luxuosa área de Jumeirah Bay, no Dubai.

O Dubai é um dos mais conhecidos paraísos fiscais do mundo, não taxando os rendimentos dos cidadãos nem os das empresas ( o que é compensado por uma forte taxação do petróleo). Em Outubro, após algumas alterações legais, os Emirados Árabes Unidos, dos quais o Dubai faz parte, deixaram de constar da lista negra criada pela União Europeia em 2017.

É sobretudo a partir da Holanda e de Malta que Isabel dos Santos controla as suas participações em Portugal, avaliadas em 1,5 mil milhões de euros. A Efacec, controlada pela maltesa Winterfell, é um desses activos.

Através da estrutura empresarial da Holanda, Isabel dos Santos tem uma posição indireta de 6% na Galp, que vale, à cotação actual, cerca de 760 milhões de euros.

Outro importante e rentável activo de Isabel dos Santos em Portugal é a posição que tem na NOS. Os 26% da empresária na NOS valem actualmente 650 milhões de euros.

Isabel dos Santos, está envolvida num processo judicial que lhe arrestou bens, contas bancárias e participações em empresas . A empresária está acusada de ter lesado o Estado angolano em 1,13 mil milhões de dólares.

Na decisão do Tribunal Provincial de Luanda (que determinou o arresto dos seus bens), pode ler-se que a empresária e o marido estão ausentes de Angola e “a residir entre Lisboa e o Reino Unido”.

Fontes: Expresso e Executive Digest.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.