DestaquesEconomia

Isabel dos Santos no Parlamento Europeu: “A próxima revolução em África será digital”

Isabel dos Santos esteve no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a discutir o papel da tecnologia no futuro da economia em África. A oradora convidada a discursar na Africa Summit 2019 defendeu o desenvolvimento tecnológico aplicado à diversificação e ao crescimento de diversas áreas no continente.

Enquanto a maior parte do mundo já se tornou digital, Isabel dos Santos revela que é um desafio saber como África se vai tornar digital no futuro.

“Para sermos competitivos temos de usar tecnologia e temos, acima de tudo, que educar a população para que saiba utilizar essa tecnologia” disse a empresária angolana.

Ainda na cimeira que decorreu durante o dia de hoje em Bruxelas, durante o tema “África e Tecnologia Emergente”, a presidente da Unitel referiu “a próxima revolução em África será a digital”, depois de a última ter sido a das telecomunicações móveis. Apesar de muitos africanos não terem conta num banco, a empresária afirma que muitos deles terão a sua primeira conta a partir da banca digital e que ” haverá mais vendas e transacções por comércio digital do que nas lojas tradicionais”.

Apesar dos cidadãos africanos não terem grandes posses, sublinhou, a empresária angolana diz que o planeamento urbano constitui um desafio tecnológico sendo fundamental aplicar a tecnologia nesta área. “Transportes públicos com conforto, segurança e a preços acessíveis representam, ainda, uma questão sem solução na maior parte das cidades africanas”.

A empresária angolana dá o exemplo do sector agrícola, ao dizer que para África ter um sector de agricultura competitivo, deve apostar em tecnologia de ponta ou em tecnologia que permita a optimização de custos mas que para isso as populações precisam de deixar de ter medo dos novos conceitos.

No entanto, refere a importância na qualidade da educação para o desenvolvimento e crescimento das nações emergentes e revela que para se apostar neste tipo de desenvolvimento tecnológico e educativo “existem questões fulcrais, como a estabilidade e continuidade do quadro legal, na atracção de investimento e a criação de emprego. Estas são medidas importantes que os governantes dos vários países africanos devem ter em conta para que o continente se torne apelativo”, afirmou.

Durante o seu discurso destacou, ainda, a importância de apoiar pequenas empresas e da promoção que deve existir para a produção local, pois dessa forma há a criação de maiores oportunidades para a população e contribui-se para as suas necessidades e para o bem-estar.

Fonte: Jornal Económico.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading