Israel: Netanyahu conquista quinto mandato no Governo

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, foi esta quarta-feira dado como vencedor das eleições legislativas que decorreram esta terça-feira, quando já estão contados 97,4% dos votos.

Netanyahu assume, assim o seu quinto mandato no Governo.

Yair Lapid, porta-voz do maior partido da oposição, o Azul e Branco de Benny Gantz, reconheceu a derrota, tal como previamente estipulado pela imprensa israelita.

“Não ganhámos estas eleições. Vamos fazer a vida negra ao Likud [o partido de Netanyahu] na oposição”, afirmou.

As projecções da imprensa antecipam que o partido de Netanyahu, o Likud, juntamente com outros partidos de direita, conseguiu 65 dos 120 assentos do Parlamento, número suficiente para consolidar a maioria e formar novo Governo .

O país poderá ainda ter várias semanas de negociações políticas pela frente antes de se conseguir formar uma coligação para o Governo, faltando conhecer diversas posições, como por exemplo se os dois dos potenciais aliados de Netanyahu se mantêm ao seu lado: o antigo ministro da Defesa Avigdor Lierberman e o ministro das Finanças, Moshe Kahlon. O The Guardian avança que Netanyahu já começou as negociações com os partidos do bloco de direita que o apoiaram na anterior legislatura.

Segundo o Times of Israel, Avigdor lierberman diz estar disponível para ir para a oposição, recusando-se assim a continuidade do apoio ao partido de Netanyahu. O partido de Lierbman vale 5 assentos no Parlamento. A retirada do seu apoio põe em causa a maioria absoluta.

Entretanto, o Presidente norte-americano, Donald, congratulou esta quarta-feira o primeiro-ministro israelita pelo resultado das eleições parlamentares que dão vantagem ao seu “amigo”, Benjamin Netanyahu, para aquele que será o seu quinto mandato.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário