Cronistas

Isso comigo não funciona

Há coisas que eu tenho dificuldade em ouvir. Até oiço, mas custa-me… Uma delas é esta frase: “Isso comigo não funciona.”

Não precisamos todos de ser Coaches ou Psicólogos para já termos investido em ajudar alguém. Quem gosta de dar e de ver a felicidade no outro, não consegue ficar indiferente a uma dificuldade.

Quando vemos um problema de fora conseguimos ver com olhos diferentes, que não estão meios cegos com as emoções. Então conseguimos também ter um perceção distinta da pessoa que o vive.

Ou mesmo tu, quando ultrapassas um problema, e já não o estás a viver, às vezes até te ris do drama que fizeste. Porque agora, visto de fora, não parece tão mau.

Então quando vemos uma pessoa a passar por algum desafio, e temos essa sede de ajudar, até às vezes em coisas que já nós passámos, queremos aconselhar.

Queremos “gritar ao mundo” que é possível resolver aquela questão, porque se nós conseguimos, todos conseguem.

Na minha profissão quando falo de certas formas de resolver problemas, são ferramentas testadas em milhares de pessoas, modelos aplicados a milhões de desafios diferentes, e que tiverem imenso sucesso!

Dói muito ouvir alguém dizer: “Que história bonita, mas isso comigo não funciona.” ou então “isso não é tão fácil como dizes.”

Não me dói pela falta de credibilidade que a pessoa possa, ou não, ter no meu trabalho, ou no meu conselho.. Dói-me porque esta frase é típica de quem diz que se quer livrar de um problema, mas na verdade apegou-se a ele.

Entenderam? Repito? Ok!

Há pessoas, principalmente aquelas que falam muito do seu problema, e que enfaticamente dizem “o MEU problema”, que na verdade não se querem livrar do seu querido problema.

O que na maioria das vezes elas querem é ganhar alguma coisa através desse problema. Pode ser atenção, pode ser uma desculpa para não fazerem mais do que aquilo que estão a fazer, pode ser conforto, pode ser a única forma que têm de se relacionar com o problema (quando esse problema é uma pessoa, ou quando tens um problema em comum com uma pessoa de quem te queres aproximar)… Enfim, pode ser muita coisa!

Porque vamos ser sinceros… Se uma pessoa quer mesmo livrar-se de um problema, e superar o desafio, e vem alguém com uma suposta solução, a pessoa tenta fazer o que for preciso!

Dizer que “isso comigo não funciona” sem nem sequer tentar? Por favor…

Sê sincero contigo mesmo. Avalia a tua situação, pergunta-te e responde-te com o maior nível de honestidade possível… O que ganhas com esse problema? O que ficaria comprometido se te livrasses dele? Perderias o apoio, ajuda ou atenção de alguém? Ficarias sem nada para falar?

Agora pergunta-te e responde-te com ainda mais sinceridade… Não achas que há outras formas mais saudáveis de aproximares-te e relacionares-te com alguém? Não achas que há assuntos mais produtivos para desenvolveres? Não achas que há outras formas de te fazeres bem, sem ser fazendo-te mal?

“Sim Nádia há! Mas comigo não funciona…”

Pois…

Até para a semana!

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading