Itália: Novo chefe de governo é jurista desconhecido

kalola Store

Após horas de incerteza, o presidente italiano, Sérgio Mattarela, encarregou ontem o jurista Giuseppe Conte de formar governo. Escolhido pelo Movimento 5 Estrelas (M5S) e pela Liga, partidos vencedores das legislativas de Março.

Giuseppe Conte devia ter sido indigitado na segunda-feira, mas Sergio Mattarela pediu 48 horas para pensar, o que fez recear uma recusa de Conte devido à sua inexperiência política e às notícias de que falsificou o currículo.

“Estou preparado para defender os interesses de todos os italianos onde quer que estejam. Serei o advogado de defesa do povo italiano”, afirmou Giuseppe Conte após a reunião com o presidente Sergio Mattarela.

A incerteza sobre Giuseppe Conte, que se alargou ontem até depois da reunião, prendeu-se com o facto de o agora primeiro-ministro indigitado ter no currículo formações nas universidades de Cambridge, Nova Iorque e Sorbonne, mas nenhuma dessas universidades tem registos de inscrição com o seu nome.

Nos próximos dias, Giuseppe Conte deverá reunir-se de novo com o presidente para apresentar a lista de ministros, já pactuada entre o M5S e a Liga, e na próxima semana será submetido ao voto de confirmação nas duas câmaras do Parlamento italiano.

Fonte: CM

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.