Bairro da JamaicaComunidades

“Jamaika também é Portugal”

1300 pessoas, guineenses, angolanos, cabo-verdianos, portugueses vivem em situação de risco permanente no bairro da Jamaica, no Seixal. Um dos maiores núcleos de habitação precária no concelho. O bairro nasceu há 30 anos de uma obra que faliu nos anos 80. Uma obra inacabada de nove prédios que vários imigrantes foram completando com tijolos.

Até hoje, os prédios continuam a ganhar mais casas e mais peso. Os que ali moram vivem com o coração nas mãos com medo que os prédios possam ruir um destes dias. É um risco e pode ser uma tragédia anunciada, de acordo com a análise feita por um especialista em estruturas da ordem dos engenheiros.

Os moradores de quatro bairros da área metropolitana de Lisboa – o Jamaica, no Seixal, o Bairro 6 de Maio, na Amadora, o Bairro da Torre e Quinta da Fonte em Loures – assinaram uma carta que enviaram a várias entidades, incluindo ao Presidente da República, para exigir o direito a uma “habitação condigna”. Querem ser realojados nuns casos, e querem que as casas sejam reabilitadas, noutros. Exigem ser incluidos no processo de reavaliação do Programa Especial de Realojamento (PER) de 1993, que tinha como objectivo erradicar as barracas das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto

“Jamaika também é Portugal”, uma grande reportagem da jornalista Rita Colaço.

Cortesia: Antena1

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading