Destaques

João Lourenço adverte que quem deseja instabilidade política está a mexer com a segurança nacional em Angola

João Lourenço, que discursava na sessão de abertura da VI reunião ordinária do Comité Central do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), a primeira que dirige desde que tomou posse como presidente do partido, em Setembro passado, fez um discurso maioritariamente voltado para o combate à corrupção e com exemplos ligados à família de José Eduardo dos Santos, sem porém, citar nomes.

João Lourenço pediu ao MPLA que fiscalizasse “as accões do presidente do Partido, do Presidente da República e do Titular do Poder Executivo”.

“Quando tivermos coragem de assumir esta postura, então o país sairá a ganhar, porque, se o exemplo vier de nós, temos a certeza de que toda a sociedade nos seguirá”.

João Lourenço disse que, “forma pouco responsável”, se confiou a “um jovem inexperiente” a gestão de biliões de dólares do país ( José Filomeno dos Santos era presidente do Fundo Soberano com um orçamento de 5.000 milhões de dólares).

” O partido não pode ficar indiferente e tem de bater o pé perante tamanha afronta aos verdadeiros donos desses recursos, o povo angolano”, afirmou o líder do MPLA.

O presidente do MPLA deixou uma mensagem aos que procuram “desencorajar o investimento privado estrangeiro no seu próprio país”, advertindo-lhes que está a “acompanhar com seriedade aqueles que desejam e procuram financiar uma provável instabilidade política” em Angola.

” Só mesmo a falta de patriotismo pode levar um cidadão nacional a desencorajar o investimento privado estrangeiro no seu próprio país. Surpreende-nos o facto de cidadãos angolanos invocarem, quem sabe mesmo desejarem e até financiarem uma provável instabilidade política num país como Angola, já bastante martirizado por anos de conflito. Mas, tratando-se de um assunto de segurança nacional, com certeza vamos acompanhar com a seriedade que o assunto merece”, advertiu João Lourenço.

Falando do combate à corrupção, o também Presidente da República, realçou a existência de uma certa “teoria da vitimização” por parte de alguns “privilegiados”

“Neste combate contra a corrupção, aqueles que vêm perdendo privilégios auto-adquiridos ao longo de anos deviam ter a sensatez e humildade e agradecer a este povo generoso por lhe ter dado essa possibilidade, e não se fazerem de vítimas, porque a única vítima do seu comportamento ganancioso foi o povo angolano”, concluiu João Lourenço .

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading