DestaquesPolítica

João Lourenço anula contratos milionários à família de José Eduardo dos Santos

O Presidente de Angola, João Lourenço, continua a afastar-se das políticas do seu antecessor, anulando mais de 20 mil milhões de dólares de contratos adjudicados sem concurso público por José Eduardo dos Santos a elementos da sua família.

O jornal Expresso destaca que João Lourenço “dá sinais claros de rejeição da herança do seu antecessor assente num escandaloso esquema de corrupção, gestão danosa e favorecimento de negócios milionários aos familiares e servidores”.

A conclusão surge depois de o presidente de Angola ter anulado diversos contratos públicosatribuídos, por ajuste directo, a elementos da família de José Eduardo dos Santos, o anterior presidente angolano.

O Expresso refere que João Lourenço anulou a ligação da empresa estatal de comercialização de diamantes, Sodiam, à Odyssey, uma sociedade de Isabel dos Santos, a filha mais velha de José Eduardo dos Santos, que “tinha o direito de preferência de compra e venda de diamantes brutos”.

O novo Governo angolano decidiu também que a construção do Porto do Dande, que tinha sido adjudicada por ajuste directo a outra empresa de Isabel dos Santos, a Atlantic Ventures, vai ser realizada através de um concurso público internacional, como apurou o Expresso.

A empresária angolana, que é a mulher mais rica de África, perdeu igualmente os projectos do Plano Metropolitano de Luanda, avaliado em 615 milhões de dólares, e da Marginal da Corimba, avaliado em 15 mil milhões de dólares, também ganho por ajuste directo.

Isabel dos Santos afastada de obra de 3.874 milhões

O Presidente angolano excluiu ainda duas empresas, uma das quais associada a Isabel dos Santos, do consórcio encarregue da construção, por mais de 4.500 milhões de dólares, da barragem de Caculo Cabaça, que será a maior do país.

Com a “saída das empresas CGGC & Niara Holding Limitada e da Boreal Investment Ltd”, fica como “parte única” no contrato com o Estado angolano, e “respectivas prestações e responsabilidades”, a empresa China Ghezouba Group Company (CGGC), destaca a Lusa.

Uma notícia publicada em 2017 pelo portal de investigação angolano Makaangola, do jornalista Rafael Marques, referia que os sócios da CGGC & NIARA Holding Limitida são a sociedade 2I’S – Sociedade de Investimentos Industriais SA, “com sede no endereço de uma das residências privadas de Isabel dos Santos“, e a CGGC -Engenharia de Angola Lda., representada por Zhou Cheng, cada um com 50 por cento do capital.

“O endereço usado para o registo da 2I’S é o mesmo usado por Isabel dos Santoscomo seu endereço residencial em Luanda, no registo da Niara Holding SGPS, em 2013, nailha da Madeira, em Portugal”, lê-se na notícia do portal Makaangola, que associa igualmente a Boreal Investment à empresa e filha do ex-Presidente angolano.

O Aproveitamento Hidroelétrico de Caculo Cabaça, comuna do município da Banga, na província do Cuanza Norte, será, dentro de cinco anos, a maior barragem em Angola, gerando 2.172 MegaWatts (MW) de electricidade.

Em Junho de 2015, a obra, avaliada em 3.874 milhões de euros, com financiamento do Banco Comercial e Industrial da China, foi entregue, sem concurso público, pelo então chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, ao consórcio CGGC & NIARA Holding Limitada.

José Filomeno (Zenú), outro filho de José Eduardo dos Santos, também perdeu contratos públicos por decisão de João Lourenço.

O presidente de Angola retirou à sua empresa Sompepa os direitos mineiros para exploração de ouro e anulou o contrato da construção do Porto de Cabinda, que tinha sido entregue à “empresa-fantasma” Caioporto, detida em 99,9% por um antigo sócio de Zenú.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading