Eugénio Costa AlmeidaOpinião

João Lourenço e um ano da sua eleição; uma proto-análise

Ponto prévio que deve ser tido em conta. Na passada quinta-feira, 23 de Agosto, não fez um ano que João Lourenço é presidente, mas, isso sim, que foi eleito. Foram as quartas eleições legislativas nacionais.

Num dia em que os angolanos votaram pela mudança e que o vencedor, tem feito por cumprir as suas três máximas e clara bandeira eleitoral: mudar, combater a corrupção e a impunidade.

Tem tentado, porque a realidade mostra que muito ainda há por fazer, principalmente no que tange quanto à impunidade e à corrupção.

É certo que, como o Presidente João Lourenço afirmou, em 11 meses – ele só tomou posse – já muito foi feito. Nem tudo, terá sido – e na maioria, nem poderia ser – bem feito. Mas como diz o adágio latino, Roma e Pavia não se fizeram num dia…

Mas há situações em que se já poderiam ter dad passos para levar por diante alguns dos seus pronunciamentos eleitorais, como o combate ao desemprego. 500 mil empregos era a promessa. Mas como ninguém acredita em milagres, sabia-se que isso poderia ser para uma legislatura. Todavia, já alguns poderiam e deveriam ter sido criados, porque o Governo já começa a ter condições para isso. No entanto, o que se vê, é algumas empresas nacionais fecharem e outras continuarem sem pagar vencimentos há longos meses. As manifestações de desagrado não mentem.

É certo que eu previa que João Lourenço pudesse ser o nosso Gorbachev. Ele preferiu ser Deng Xiaoping. Ambos à sua maneira, foram renovadores.

Só que Xiaoping, na linha do seu paradigma: um país, dois sistemas, manteve o predomínio do partido único. E se nós não temos esse mau desígnio, continuamos a ter haver predominância de um partido maioritário, não só na Assembleia Nacional, como na vida política, social e pública.

Ou seja, uma mudança que tarda – e muito – a acontecer.

Ainda recentemente, os antigos “partisan” ou militares do ELNA (FNLA) reclamavam não receberem o subsídio de antigos combatentes. Dos FAPLA (MPLA) nunca ouvimos essa reclamação…

Houve algumas alterações económicas; talvez as mais visíveis pelo impacto que teve junto de algumas personalidades que mais detinham esse poder económico. Mas até que a economia nacional tenha uma maior e efectiva diversificação, muita água ainda hão-de correr nos nossos rios. Talvez, até o Cunene consiga manter um caudal visível da nascente à foz.

Ainda assim, um facto já está a ocorrer, por certo, era uma medida que não esperaríamos e não quereríamos ver, caso fossem devidamente penalizados quem, de facto e são sabidos quem, delapidou o erário público: o FMI vai ter de ajudar a nossa economia, com todas as consequências que daí advirão…

Na Justiça, alguns actos continuam a ter a marca anterior. Ainda assim, há que reconhecer algumas – talvez substanciosas – mudanças em alguns acórdãos que, noutra época, não o seriam como forma emitidos.

Vamos aguardar pelo aniversário efectivo da tomada de posse do Presidente João Lourenço para, nessa altura, fazer uma verdadeira análise do seu primeiro ano de mandato.

*Investigador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL(CEI-IUL) e Pós-Doutorando da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto**

** Todos os textos por mim escritos só me responsabilizam a mim e não às entidades a que estou agregado

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading